Portugueses e brasileiros projetam avião leve para transportar 19 passageiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, com sede em Matosinhos, no norte de Portugal, e a DESAER – Desenvolvimento Aeronáutico, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aeronaves de diversas tipologias, firmaram um Acordo de Joint-Venture para o desenvolvimento, industrialização e comercialização de uma aeronave de transporte ligeiro, anunciaram nesta terça-feira, dia 19 de maio, as duas empresas.

O ATL-100, assim se denomina o projeto, é uma aeronave destinada a uso civil e militar, com configurações para o transporte de passageiros, até 19 pessoas, e para carga, até cerca de 2,5 toneladas. Pretende responder às necessidades de transporte regional em áreas saturadas e nas regiões mais remotas, necessitando de pouco apoio de infraestrutura no solo e oferecendo a possibilidade de aterrar em pistas curtas e não pavimentadas.

A fase de desenvolvimento do projeto, agora com decisiva participação do CEIIA, será executada em três anos, seguida das fases de industrialização e comercialização. Em todas as fases, o projeto vai ser executado por profissionais portugueses e brasileiros em infraestruturas localizadas em Portugal e no Brasil.

O desenvolvimento do ATL-100 terá como alicerce o foco na sustentabilidade, não só pela aplicação de tecnologias menos poluentes nos seus componentes, mas, também, pela perspectiva de utilização, no futuro, de novas tecnologias, nomeadamente motores elétricos.

O CEIIA e a DESAER entendem que esta parceria, que agrega competências complementares do setor aeroespacial de Portugal e do Brasil, além de ser um importante projeto de inovação tecnológica e de criação de renda e emprego em ambos os países, surge com especial relevância agora como um contra-ataque aos efeitos danosos sobre a economia mundial causados pela crise da pandemia da covid-19.

O CEIIA, que já tem participado em diversos projetos tecnológicos inovadores, concebe, desenvolve e opera produtos e serviços inovadores nas indústrias da mobilidade, designadamente aeronáutica, automóvel e oceanos. É um dos parceiros portugueses do projeto e construção do avião de transporte militar, logístico e multimissão da fábrica brasileira Embraer, o KC390 Millennium, que já está ao serviço da Força Aérea Brasileira, e que foi adquirido pelo Estado Português para equipar a sua Força Aérea, substituindo os Lockheed C-130 Hércules.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...