Presidente da TAP diz que tem um plano B para avançar caso a privatização falhe

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Fernando Pinto, presidente executivo do Grupo TAP SGPS é da opinião que os dois candidatos à privatização da empresa fizeram “mudanças para melhor” nas suas ofertas, apresentadas na passada semana, para a privatização de 61% do capital do grupo aéreo português.

Em entrevista ao ‘Diário Económico’, que se publica em Lisboa, Fernando Pinto garante que tem um plano B se a venda falhar. Governo deve anunciar vencedor esta quinta-feira, dia 11 de Junho, segundo refere a imprensa portuguesa.

“Houve mudanças para melhor”, diz o presidente da TAP. O gestor, que tem de avaliar a componente estratégica das ofertas apresentadas garante que “as duas são sólidas e dão garantias de futuro”.

Os empresários colombiano (também com nacionalidade polaca) Germán Efromovich e o norte-americano (também com nacionalidade brasileira) David Neeleman lideram as duas propostas que estão hoje na mesa do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O plenário ministerial analisará as duas propostas vinculativas, que foram melhoradas após a primeira fase de apuramento dos candidatos, e deverá optar por uma. Caso não haja consenso ou as propostas sejam consideradas desajustadas às pretensões do Estado Português, actualmente dono de todo o capital da TAP SGPS, o Conselho de Ministros pode cancelar o processo. Neste cenário, que só se concretizará se o Governo concluir pela insuficiência das duas propostas, a TAP avançará com um plano B. Fernando Pinto na entrevista ao ‘Diário Económico’ não revela os pormenores desta alternativa, mas assegura “ter uma ideia” sobre o que fazer.

Certo é que a transportadora já tem um programa de redução de custos traçado, a pedido do Executivo na sequência da greve dos pilotos, que vai implicar a redução das rotas operadas pela empresa bem como do quadro de pessoal.

“A base é o reajustamento das rotas, depois tem o aspecto de pessoal. Há que adequar o pessoal a uma empresa um pouco menor e que, obviamente, tem sempre a ver com o pessoal de voo”, antecipa Fernando Pinto, adiantando que “o plano baseia-se no potencial de pessoas que poderiam sair para a reforma e fazer uma redução sem reposição.

 

  • Todas as notícias sobre a privatização do Grupo TAP SGPS neste LINK

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...