A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) já fez a sua primeira autuação contra o descumprimento de ‘slot’ (horário de pouso e decolagem) no período da Copa do Mundo. De acordo com a agência, uma aeronave da ‘Acass Canada Limited’ operou em desacordo com o ‘slot’ previsto e com o tempo de solo permitido, além de ter deixado de operar os demais ‘slots’ alocados. A multa pode variar de 84 mil a 210 mil reais, informa o órgão regulador, que também suspendeu a autorização de voo no Brasil.
A aeronave, proveniente da Nigéria, pousou em Guarulhos às 15h19 do dia 11 de Junho, mas excedeu o tempo que poderia permanecer no local, que seria de até duas horas, e se recusou a seguir viagem. O operador aeroportuário teve que deslocar a aeronave autuada para outra posição da placa de estacionamento para permitir que outras aeronaves pudessem utilizar o ‘slot’, explicou a agência em nota divulgada neste sábado.
A autorização de voo pode ser suspensa no caso de não cumprimento das condições estabelecidas no ‘slot’, conforme a resolução da ANAC que versa sobre planeamento de uso dos aeroportos durante a Copa.
Esta decisão da ANAC de multar e penalizar os pilotos e companhias que não respeitem os ‘slots’ acordados não é consensual. Antes pelo contrário, tem sido muito criticada por associações de pilotos e companhias aéreas, tendo muitos dado a face pelos protestos contra essa medida que consideram exagerada e provocatória.
- Nota: A fotografia é meramente ilustrativa. Não se trata de uma imagem do avião que foi autuado no Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo. Apenas um Falcon, que, normalmente, opera para a ‘Acass Canada’ , companhia que fez o serviço em causa.