Bem-vindo, !|Sair

Primeiro A-29 Super Tucano da Embraer fabricado nos EUA entregue à USAF

O primeiro A-29 Super Tucano, fabricado nos Estados Unidos, foi apresentado, pela Sierra Nevada Corporation (SNC) e pela Embraer Defesa & Segurança, às autoridades da Força Aérea dos EUA (USAF) e do Governo, a representantes da indústria e da comunidade local e à imprensa.

Esta aeronave (que actua também como veículo de treino avançado) é a primeira de 20 que começaram agora a ser entregues à USAF para o programa de Apoio Aéreo Leve (LAU), nomeadamente no Afeganistão, onde os EUA procuram assumir cada vez mais responsabilidade em matéria de segurança no quadro da actividade da NATO no território.

O contrato da USAF com a SNC data de Fevereiro de 2013. Para além das 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, a Força Aérea americana contratualizou equipamentos para treino em solo, treino de pilotos e mecânicos e suporte logístico. As aeronaves serão utilizadas para desempenhar missões de apoio aéreo táctico, reconhecimento e treino para as forças militares do Afeganistão.

Em Março de 2013, a Embraer inaugurou oficialmente instalações com 3.716 metros quadrados na cidade de Jacksonville, na Flórida, para produzir as aeronaves do programa LAS e contratou 72 funcionários. As instalações em Jacksonville realizam as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Por meio do programa LAS, a Sierra Nevada e a Embraer ajudam a manter mais de 1.400 empregos em mais de 100 empresas nos Estados Unidos.

O Super Tucano é um turboélice de apoio aéreo táctico e treino avançado utilizado actualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina. Após mais de dez anos em operação, o Super Tucano já acumulou um desempenho histórico: mais de 230 mil horas de voo e 31 mil horas em combate. A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares da aeronave. Para mais informações, visite www.BuiltForTheMission.com.

“O programa LAS é essencial para os objectivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está a servir orgulhosamente o nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, de treino excepcional e manutenção e suporte especializados”, disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen. “Estamos empenhados em continuar as entregas desta importante capacitação para o Afeganistão, dentro do prazo e do orçamento, agora e no futuro, e assim garantir tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região”.

Segundo Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, “o Super Tucano é uma aeronave turboélice potente e robusta, capaz de realizar uma ampla gama de missões. Após mais de dez anos em operação, o avião já confirmou ser uma solução de poderio aéreo com óptimo custo-benefício para nações no mundo inteiro. Essas características, junto com o seu histórico de combate comprovado, o tornam altamente confiável e uma escolha apropriada para a missão LAS”.

Também presente na cerimónia, o general-brigadeiro Eric Fick, da Força Aérea dos Estados Unidos, considerou a entrega da primeira aeronave “um marco significativo para o programa A-29”.

“Esta entrega representa o surgimento de uma capacitação importante para o Afeganistão e estamos muito satisfeitos que a Sierra Nevada Corporation e a Embraer tenham conseguido entregar a aeronave dentro do prazo, para o início do treino de instrutores na Base Aérea de Moody”, acrescentou Eric Fick.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica