Voltou nesta sexta-feira, dia 12 de abril, a Lisboa e à frota da TAP Air Portugal o Airbus A330-900neo, matrícula CS-TUA, que foi o primeiro aparelho deste modelo pintado com as cores da companhia aérea portuguesa e como tal apresentado ao ‘trade’, na capital portuguesa, no passado dia 19 de junho de 2018.
Como então foi noticiado, a Airbus serviu-se desta aeronave para apresentá-la a vários clientes através do mundo e para testar equipamentos e treinar pilotos neste novo modelo de avião designado para voos de longo curso e que teve a TAP Air Portugal como cliente de lançamento mundial.
Depois de alguns voos com pilotos portugueses que o levaram ainda no mês de junho do ano passado a alguns aeroportos brasileiros, para onde a empresa portuguesa tem a maioria dos voos transoceânicos, o avião esteve em Toulouse, nas instalações da Airbus, onde foram substituídos alguns equipamentos, nomeadamente motores e trens de aterragem, para ser devolvido como novo à TAP Air Portugal, que recebeu nesta sexta-feira, em Lisboa, a aeronave em termos definitivos.
Porque o CS-TUA esteve a fazer voos de teste e de apresentação comercial para a Airbus, a TAP só começou a voar comercialmente com os A330-900neo com a aeronave CS-TUB, que chegou a Portugal no dia 26 de novembro de 2018. O primeiro voo comercial foi no dia 15 de dezembro entre Lisboa e São Paulo/Guarulhos, no Brasil.
A TAP, com a chegada do CS-TUA passa a ter na sua frota sete aviões Airbus A330-900neo. A companhia encomendou 14 unidades que espera receber até 2020.
O CS-TUA aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa pelas 19h24 desta sexta-feira, dia 12 de abril. Não está ainda decidido o dia em que irá fazer o primeiro voo comercial para a companhia portuguesa.
- Foto © Catarina Madureira
Sexta-feira, 12 de Abril e não 11
Está corrigido. Obrigado.