Primeiro Boeing 777X realiza voo inaugural – Há 309 aviões encomendados

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro Boeing 777X descolou com sucesso neste sábado, dia 25 de janeiro, pela primeira vez, da fábrica da construtora norte-americana, em Paine Field, em Seattle/Everett, no Estado de Washington, no leste dos EUA, pelas 10h09 locais (18h09 UTC).

O novo avião de corredor duplo da Boeing, que terá capacidade para transportar 426 passageiros em duas classes de serviço, apresenta uma novidade interessante que são as pontas das asas dobráveis e está equipado com motores de grande potência construídos pela General Electric, os GE9X, cujos atrasos na certificação, atrasaram também o primeiro voo do B777X, que estava previsto para junho de 2019. A envergadura de asas é de 71,75 metros. Para que o avião possa utilizar as portas de embarque já preparadas nos aeroportos internacionais para o B777, as asas dobram nas pontas, três metros e meio em cada lado, sendo depois estendidas sempre que o aparelho vai voar.

Esta foi a terceira tentativa de partida para o primeiro voo de teste e ensaio da nova aeronave. Na quinta-feira, dia 23, nem chegou a alinhar na pista, pois as condições meteorológicas não permitiam a operação. Na sexta-feira, 24, chegou a alinhar para tomar a cabeceira da pista, mas a chuva persistente, com rajadas muito fortes de vento, não ajudaram e o voo foi cancelado depois de três horas de espera. Neste sábado, embora com céu fechado e alguma chuva o vento estava melhor e permitiu a descolagem, que foi seguida em todo o mundo através da Internet no site da Boeing.

O avião estará no ar entre duas a cinco horas, tudo depende da decisão que for tomada pelos pilotos de testes, uma equipa comandada pelo piloto principal da Boeing coadjuvado pelo piloto responsável pelo programa do B777X. Aterrará depois em Boeing Field, ainda nas instalações da construtora, mas num aeroporto a cerca de 40 quilómetros de onde partiu, no outro lado da cidade de Seattle.

No final do ano passado, a Boeing anunciou que tinha recebido 309 encomendas de aviões para a nova gama do Boeing 777X.

Quem tem mais pedidos é a Emirates, companhia com sede no Dubai (Emirados Árabes Unidos), com 115 unidades. Seguem-se: Qatar Airways (60), Etihad (25), Cathay Pacific (21), ANA – All Nippon Airways (20), Lufthansa (20), Singapore Airlines (20) e British Airways (18). Há 10 pedidos para um cliente não revelado, que deverá ser uma empresa de leasing de aeronaves.

A primeira companhia a receber o B777X, em 2021, será a Lufthansa, na versão 9. Haverá ainda uma outra versão, denominada 8. Curiosamente não há, por enquanto, notícia de qualquer companhia norte-americana que tenha encomendado o novo avião, que foi concebido e é fabricado pelos Estados Unidos da América.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...