Desde a passada segunda-feira, dia 15 de julho, que o processamento de passageiros e controle de segurança dos mesmos passaram a ser feitos novamente no TPS (Terminal de Passageiros) do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, o movimento de aviões continua, de forma provisória e até recuperação total da pista do aeroporto, a ser feito na Base Aérea de Canoas, para onde os passageiros são transferidos.
Esta operação contempla a utilização de parte do TPS (piso 2 e 3) que não foi impactada pela enchente, e traz mais agilidade aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança de um volume maior de passageiros, informou a administração do aeroporto.
O Terminal de Passageiros está a ser recuperado. Assim, sua estrutura foi adaptada para que seja utilizada a área internacional tanto no check-in quanto no embarque para esta operação temporária.
Os passageiros que desembarcam na Base, serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde irão descer na Estação de ônibus para retirar as suas bagagens. Da mesma forma que é realizado até então, nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até à Base e sair de lá sem o acompanhamento das equipas da concessionária e da empresa aérea.
O Terminal funcionará das 6h às 21h. Os passageiros deverão se apresentar no aeroporto até três horas antes do seu voo. O processo de embarque encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
É importante ressaltar que foram realizados testes com ônibus do trajeto aeroporto-Base Aérea (e vice-versa) em horários alternados, e nenhuma alteração relevante de horário foi constatada. Apesar da maior distância, o tempo médio permaneceu o mesmo da operação realizada atualmente no ParkShopping Canoas.
Voos da TAP entre Lisboa e Porto Alegre continuam suspensos
Os voos da TAP Air Portugal entre Lisboa e Porto Alegre – única ligação intercontinental de e para o Rio Grande do Sul – continuam suspensos até à recuperação total da infraestrutura aeroportuária do Aeroporto Internacional Salgado Filho/Porto Alegre, também designado por Porto Alegre Airport, após a concessão à gestão privada, em 2017.
A concessão foi ganha pela empresa Fraport Brasil – Porto Alegre, uma subsidiária da empresa alemã FRAPORT AG Frankfurt Airport Services Worldwide, que tem como seu maior activo o Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha.
A Fraport Brasil iniciou a operação em Porto Alegre em janeiro de 2018 e tem um contrato por 25 anos, com diversas obrigações, entre as quais o melhoramento da infraestrutura aeroportuária, que inclui a ampliação e modernização da pista de aterragem.
Com as inundações de maio deste ano, que levou ao encerramento do aeroporto, a Fraport Brasil já obteve a concordância do Governo Brasileiro para a revisão do contrato de concessão, o que deverá acontecer nos próximos meses. Entretanto, as autoridades aeronáuticas indicaram que o aeroporto deverá reabrir em dezembro deste ano, uma situação que está ainda condicionada a uma peritagem e inspeção oficial a realizar até final do corrente mês de julho.