Processo de redução de efectivos dos EUA nas Lajes (Açores) pode ser parado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América aprovou na terça-feira, 16 de junho, um orçamento que suspende a redução de pessoal e meios instalados na base aérea das Lajes, na ilha Terceira (Açores) até ficar provado que a infraestrutura não tem condições para acolher um novo complexo planeado para o Reino Unido.

O documento, que determina o orçamento dos serviços de informação dos EUA, teve forte oposição democrata, mas foi aprovado com os votos da maioria republicana, revela um despacho desta manhã da agência noticiosa Lusa, que está a ser divulgado pela imprensa portuguesa. Para ser tornado lei, o documento precisa ainda de ser aprovado pelo Senado e ser ratificado pelo Presidente dos EUA, Barack Obama.

Este orçamento inclui uma alínea, introduzida pelo congressista luso-descendente Devin Nunes, que proíbe a construção do novo complexo e suspende a retirada norte-americana da base das Lajes até ficar provado que a base açoriana não pode acolher este novo centro dos serviços de informação projetado para o Reino Unido.

Esta semana, Devin Nunes, que preside ao comité dos Serviços de Informação da Câmara dos Representantes, explicou à agência Lusa os motivos da proposta.

“A Câmara dos Representantes já disse, de forma clara, que a base das Lajes deve ser reaproveitada. É alarmante que o Departamento de Defesa queira levar os contribuintes numa viagem louca, gastando centenas de milhões de dólares a construir em outros locais infraestruturas que já existem nas Lajes”, disse Devin Nunes.

O novo complexo está orçamentado em 317 milhões de dólares (cerca de 281 milhões de euros) e seria construído na Base de Croughton, em Inglaterra.

Ao reunir várias agências e organismos dos serviços de informação dos EUA, seria o maior complexo deste género fora do território norte-americano.

Esta votação foi uma vitória para o luso-descendente Devin Nunes, que tomou posse no início do ano como presidente do comité dos Serviços de Informação.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...