Projecto do novo aeroporto de Mbanza Congo em fase de preparação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O projecto de construção do novo aeroporto de Mbanza Congo, na província do Zaire, Angola, encontra-se ainda em fase de estudos preliminares e de preparação, informou na terça-feira, dia 28 de Abril, o director de infra-estruturas da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Nataniel Domingos, que falava num encontro sobre segurança da navegação aérea, promovido pelo governo local.

Sem avançar um horizonte temporal para o início da construção do aeroporto na localidade do Nkiende II, 35 quilómetros a oeste da cidade de Mbanza Congo, o gestor disse que o projecto será idêntico, em termos de dimensões e características, aos já existentes em algumas capitais de províncias.

Frisou que com a sua entrada em funcionamento, o novo aeroporto da capital provincial do Zaire poderá receber aviões de tipo Boeing 737 e o IL-76 da Força Aérea Nacional (FAN). Dadas as características climatéricas da região, segundo ainda o director de infra-estruturas da ENANA, está prevista a colocação de equipamentos que permitirão a aterragem de aeronaves por instrumentos sem a intervenção de piloto.

“Para além disso, nós estamos a prever que o aeroporto possa operar tanto de dia como de noite, colocando balizagem luminosa ao longo da sua pista”, sublinhou.

Explicou que com base nos estudos preliminares já efectuados, a separação entre o eixo da pista e o obstáculo terá 176 metros no mínimo.

Acrescentou que o aeroporto terá uma placa de estacionamento para aeronaves, de passageiros, carga e a aviação geral, cujo terminal de passageiros terá a capacidade de receber 600 passageiros em simultâneo, sendo 300 utentes a embarcar e o mesmo número a desembarcar. “ Poderão estar na placa dois Boeing 737 e mais duas aeronaves de aviação geral”, explicou.

Nataniel Domigos acrescentou que a infraestrutura aeroportuária terá edifícios de terminal de passageiros, da torre de controlo para as comunicações aéreas, de terminal de cargas, dos bombeiros, hangar para aeronaves e central eléctrica.

Está prevista também a construção dos arranjos exteriores, designadamente parques de estacionamento de viaturas, de acessos ao recinto, redes de energia eléctrica e canalização de água potável.

O actual aeroporto que se encontra no centro da cidade de Mbanza Congo deixou, há anos, de receber voos comerciais de médio porte por falta de segurança e por apresentar dimensões fora das exigências das normas da aviação civil.

 

  • Notícia publicada pela agência noticiosa estatal ANGOP

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...