Projecto futurista do novo Aeroporto Internacional da Cidade do México

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O novo aeroporto internacional da Cidade do México, apresentado nesta quinta-feira, dia 04 de Setembro, com toda a pompa e circunstância, é uma obra futurista, com características únicas, e assume-se, desde já, como um dos três maiores do Mundo.

O projecto tem a assinatura do arquitecto inglês Norman Foster, considerado um dos génios da arquitectura contemporânea, autor dos projectos dos aeroportos de Pequim e de Hong Kong, ambos na China, entre outras obras relevantes, como a Ponte do Milénio, em Londres, com a qual ganhou o Prémio Pritzker, em 1999.

Aero Mexico Novo_01 set2014

 

Norman Foster desenvolveu a sua ideia para um novo aeroporto em parceria com o também conceituado arquitecto mexicano Fernando Romero e com a consultora holandesa ‘Netherlands Airport Consultants’.

Juntos, idealizaram um modelo de aeroporto que pretende ser uma obra emblemática para o futuro e simultaneamente “uma celebração à monumentalidade da arquitectura mexicana”. Na base da ideia está o brasão do México, composto por uma águia com uma serpente no bico, figura de simbologia libertadora, que remonta ao tempo dos Astecas (povo índio colonizado pelos espanhóis).

O governo mexicano justifica a construção de uma nova e maior infra-estrutura aeroportuária com o facto do actual Aeroporto Benito Juarez ter esgotado todas as capacidades e não ter por onde se expandir, devendo dar lugar a uma nova zona verde e habitacional.

Actualmente, o aeroporto da Cidade do Mexico movimenta 32 milhões de passageiros por ano, tem duas pistas (que não funcionam em simultâneo) e 96 lugares de estacionamento para aeronaves.

Na primeira fase, o novo aeroporto internacional, implantado num terreno com 4.430 hectares (quase seis vezes mais que o actual), vai ter capacidade para movimentar 50 milhões de passageiros, terá três pistas a operar em simultâneo e permitirá 550 mil operações por ano.

Aero Mexico Novo_06 set2014

E porque é uma obra feita a pensar no futuro, no limite das suas capacidades poderá ir até aos 120 milhões de passageiros por ano, terá seis pistas a operarem em simultâneo e um milhão de operações por ano.

 

Aero Mexico Novo_03 set2014

 

De acordo com o arquitecto, será uma infra-estrutura sustentável, do ponto de vista energético, pensada para tirar o máximo proveito das boas características climatéricas do México; luz natural e temperatura do ar.

Aero Mexico Novo_05 set2014

 

A escolha do terreno dependeu de estudos geotécnicos que procuraram acautelar questões relacionadas com os sismos e a humidade do solo.

O novo aeroporto integra um plano de desenvolvimento global que visa transformar a capital mexicana numa cidade policêntrica, articulada e funcional. Um dos aspectos contemplados é o da mobilidade.

Aero Mexico Novo_03Aset2014

Aero Mexico Novo_02 set2014

A infra-estrutura vai implicar um investimento de cerca de 10 mil milhões de dólares (cerca de 7,6 mil milhões de euros), sendo que 52% da obra é financiada pelo governo e 48% por privados.

No quadro da transparência que pretende dar a esta gigantesca operação, o governo mexicano criou um site específico para o novo aeroporto (www.aeropuerto.gob.mx) através do qual se compromete a partilhar toda a informação com os cidadãos, relativamente à construção e financiamento do projecto.

A sessão de apresentação do projecto de Norman Foster contou com a presença do Presidente do México, Enrique Peña Neto. Da monumentalidade e da genialidade do projecto falam as imagens que aqui partilhamos com os nossos leitores.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...