Promotores do aeroporto internacional de Santarém satisfeitos com decisão da CTI

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os promotores do ‘Magellan 500’, projeto que prevê um aeroporto internacional em Santarém, congratularam-se com a decisão da Comissão Técnica Independente (CTI) para avaliação das localizações futuras do Novo Aeroporto de Lisboa, em escolher a localização para análise final, segundo um comunicado distribuído nesta sexta-feira, dia 28 de abril.

“Os promotores do Magellan 500 congratulam-se com a decisão da Comissão Técnica Independente de acolher para análise final o projeto de construção de um aeroporto internacional na região de Santarém, no âmbito do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa”, lê-se na mesma nota.

Segundo os promotores, o projeto ‘Magellan 500’, “desenvolvido por promotores privados, entre os quais o Grupo Barraqueiro e o grupo de fundadores liderado por Carlos Brazão, foi desenhado com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais de referência, ao longo de três anos, e assenta num conceito de sustentabilidade ambiental e flexibilidade no topo das suas prioridades”.

Destacaram ainda que, “uma vez que se trata de um projeto de iniciativa privada”, o facto de o ‘Magellan 500’ ser “concebido como um projeto favorável para o contribuinte”.

Este projeto “prevê a construção de um aeroporto de raiz, a norte de Santarém, concebido por fases e escalável, aproveitando as acessibilidades rodoferroviárias já existentes (A1 e Linha do Norte), a apenas 30 minutos da capital”, garantindo que “promove a coesão territorial”, servindo “uma população a rondar os seis milhões, e permite reforçar o atual ‘hub’ aeronáutico de Lisboa”.

Os promotores recordaram que “a Resolução do Conselho de Ministros nº 89/2022, de 29 de setembro, incluiu o ‘Magellan 500’, um projeto de iniciativa privada promovido fora da atual concessão, em duas das cinco opções para Avaliação Ambiental Estratégica, a realizar pela Comissão Técnica Independente”.

De acordo com os promotores “a Câmara Municipal de Santarém, desde a primeira hora apoiou a iniciativa e aprovou um acordo de colaboração e parceria com a ‘Magellan 500’ para disponibilização de informação e ajudas técnicas com vista a assegurar a realização das ações necessárias e adequadas ao estudo, projeção, criação e implementação do aeroporto e respetivas infraestruturas de apoio”, contando ainda com o apoio de vários outros municípios.

 

  • LINK notícia relacionada

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...