Protótipo do Embraer KC-390 teve saída de pista em voo de teste – Tripulantes ilesos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Escola de Aeronáutica - ISEC Lisboa


 

O protótipo 001 do novo avião de transporte logístico e militar KC-390 da Embraer sofreu um incidente no passado sábado, dia 5 de maio, tendo saído de pista no Aeroporto Gavião Peixoto, que é utilizado como plataforma de testes pela construtora aeronáutica brasileira, no interior do Estado de São Paulo.

A Embraer confirmou o incidente e disse que os tripulantes que seguiam na aeronave – dois pilotos de testes, segundo as primeiras informações que não foram confirmadas – saíram ilesos do incidente. Não há informações sobre os estragos sofridos pelo aparelho que ficou imobilizado a cerca de 300 metros, na terra, após o final da cabeceira da pista de aterragem.

As informações divulgadas na imprensa brasileira dizem que o avião, matrícula PT-ZNF, estava a fazer testes de travagem após pousos a alta velocidade quando o incidente aconteceu. Uma questão que está a criar alguma especulação, sobretudo em fóruns de aviação, já que a pista de Gavião Peixoto é uma das mais extensas do mundo, com um comprimento de 4.970 metros. Era uma das que estava indicada como alternativa no programa da NASA do ´Space Shuttle’.

A Embraer na nota distribuída neste sábado à imprensa disse que uma equipa de apoio da fábrica se deslocou para o local do incidente e que a ocorrência tinha sido comunicada ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a fábrica cobriu o avião com um painel de plástico preto, salvaguardando-o dos olhares dos curiosos e das câmaras indiscretas dos fotógrafos.

Este é o segundo incidente de relevo ocorrido com este protótipo do KC-390, avião da fábrica brasileira que conta com uma grande participação empresas tecnológicas portuguesas. O PT-ZNF tinha regressado ao programa de testes há dois meses, depois de ter estado parado cerca de cinco meses, depois de uma queda descontrolada num teste de voo a baixa velocidade, na qual os pilotos recuperaram o controlo da aeronave a apenas 300 metros do solo e que terá provocado algumas avarias não reveladas no protótipo.

 

  • O vídeo que mostramos a seguir é da autoria do site informativo brasileiro ‘Portal MORADA.com’ e foi divulgado na conta de YouTube do Programa ‘Painel Paulista’. Mostra trabalhadores da Embraer a cobrir o avião KC-390 com um painel de cor escura.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...