O investimento irá consolidar ainda mais a posição da Qatar Airways como um motor-chave na concretização do potencial económico e empresarial no continente africano.
O Grupo Qatar Airways anunciou nesta terça-feira, dia 20 de agosto, que adquiriu uma participação de 25 por cento na principal transportadora regional independente da África Austral, a Airlink.
O investimento na Airlink – que voa para mais de 45 destinos em 15 países africanos – irá reforçar uma parceria de partilha de código entre as duas companhias aéreas. O acordo irá reforçar a estratégia de crescimento da Qatar Airways em África e consolidar o seu papel como motor-chave para o sucesso económico do continente, uma ambição que, desde sempre, tem sido manifestada pela companhia aérea do Catar.
Badr Mohammed Al-Meer, presidente executive do Grupo Qatar Airways, citado num comunicado distribuído em Doah, capita do país, considera que o investimento na Airlink “demonstra ainda mais o quão importante vemos África para o futuro do nosso negócio”. “Esta parceria não só demonstra a nossa confiança na Airlink, como uma empresa resiliente, ágil, financeiramente robusta e governada por princípios sólidos, mas também em África como um todo, mostrando um enorme potencial que estou muito satisfeito por podermos ajudar a começar a concretizar”, destacou ainda o responsável pela companhia catari.
Por seu lado, o presidente executivo da Airlink, Rodger Foster, afirmou: “Ter a Qatar Airways como parceiro acionista é um poderoso endosso da Airlink e ecoa a nossa fé nos mercados que atualmente servimos e planeamos adicionar à nossa rede. Esta transação irá desbloquear o crescimento, proporcionando eficiências de escala, aumentando a nossa capacidade e expandindo o nosso alcance de marketing. Ao reforçar a Airlink e o seu negócio, este investimento irá fortalecer todas as parcerias aéreas existentes que a Airlink cultivou ao longo dos anos.”
A parceria entre a Qatar Airways e a Airlink procura alinhar os programas de fidelização de ambas as companhias aéreas – Qatar Airways Privilege Club e Airlink Skybucks.
A Qatar Airways voa atualmente para 29 destinos em África, e tem-se registado um forte crescimento no mercado com novos destinos adicionados à rede no continente desde dezembro de 2020. Abidjan, Abuja, Acra, Harare, Kano, Luanda, Lusaka e Port Harcourt são as cidades africanas recentemente adicionadas à extensa rede da Qatar Airways, enquanto Cairo e Alexandria foram retomadas.
Sobre a AirLink
A Airlink foi fundada em 1992 e é a principal companhia aérea regional privada da África Austral. Com a sua frota de mais de 65 aviões modernos, a Airlink serve estas cidades e outros destinos em toda a África Austral, bem como Madagáscar e a Ilha de Santa Helena. Oferece ligações mundiais através dos seus parceiros, que incluem a Qatar Airways, entre muitas marcas intercontinentais de confiança e conhecidas, e a sua franquia FlyNamibia.
A Airlink é membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e acreditada no seu programa de auditoria de segurança.