Queda de helicóptero militar na Venezuela mata sete oficiais

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Foi encontrado ao princípio da tarde deste sábado, dia 4 de maio, o helicóptero militar que estava desaparecido desde o alvorecer quando viajava entre Caracas e San Carlos, no Estado Cojedes. As equipas de resgate identificaram os destroços do aparelho FAV59180, um ‘Cougar’ da Força Aérea Venezuelana, e confirmaram a morte dos sete ocupantes, todos oficiais das Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), sendo quatro da Força Aérea e três do Exército, segundo informações veiculadas pela imprensa venezuelana, mas ainda não confirmadas pela autoridade militar.

O aparelho tinha descolado pelas 05h50 da manhã, juntamente com outro do mesmo tipo da Base Aérea Francisco Miranda, em La Carlota, no centro de Caracas, com destino a San Carlos de Cojedes, onde se encontra neste sábado o Presidente da República Nicolas Maduro e as chefias militares em visita denominada de trabalho. Após a descolagem os pilotos não comunicaram mais com o controlo de voo. Logo que o segundo helicóptero pousou foram accionados todos os protocolos de busca e resgate no sector de El Volcan, município de El Hatillo, no Estado Miranda, onde provavelmente poderia ser encontrado o helicóptero desaparecido.

Logo que foi lançada a operação de busca e resgate, diversas pessoas em El Hatillo, disseram que tinham ouvido, pelas 06h00 locais, o ruído da passagem dos helicópteros e depois uma série de explosões. Câmaras de vigilância colocadas em residências locais mostraram a passagem do helicóptero e depois a sua eventual queda. Contudo, as imagens eram de má qualidade, dada a situação de mau tempo que assolava a zona, nomeadamente nevoeiro.

Os trabalhos de busca e resgate, com várias dezenas de efectivos na zona do desaparecimento do helicóptero militar, foram atrasados pelo intenso nevoeiro. Com o levantar do dia puderam prosseguir e descobrir os destroços do aparelho e recolher os corpos.

No passado dia 25 de abril, um outro helicóptero militar, ao serviço da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) de Venezuela, caiu sobre a praça de toiros de Maracaibo, no Estado Zulia. Morreram dois militares, entre eles o general Alfonso Torres Páez, comandante-chefe da Zona 11 da GNB.

Nos dois acidentes, o verificado a 25 de abril, e neste de sábado, dia 4 de maio, não há qualquer evidência de atentado, como certa imprensa e blogues informativos dominados por opositores ao regime de Nicolas Maduro, pretendeu insinuar.

 

  • Notícia atualizada às 10h45 UTC de 6 de maio de 2019.
  • Foto de abertura © TWITTER/Paramedicos Viales MPPT@paramedicosmtt

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...