Queda de ultraleve mata duas pessoas no Campo de Voo de Valdonas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Duas pessoas morreram neste domingo, dia 20 de Setembro, na queda de um avião ultraleve (Land Africa registo CS-USI) em Tomar, distrito de Santarém, no centro de Portugal.

O acidente terá ocorrido pelas 09h00 locais, quando a aeronave se preparava para pousar na pista do campo de voo de Valdonas, onde decorria o 13º Encontro dos Templários, um festival de exibição para ultraleves, promovido pela Associação Tomarense de Aviação Ultraligeira (ATAUL).

As vítimas são dois homens, um piloto habilitado a voar com este tipo de aparelho, com 41 anos de idade, e outro com 29 anos, que seguia como passageiro.

Siga aqui a reportagem da estação regional TV Hertz de Tomar sobre esta triste ocorrência em Tomar:

 

Outro incidente com um ultraleve em Alcácer do Sal no dia anterior

No dia anterior, sábado, dia 19 de setembro, tinha acontecido um outro incidente, também com uma aeronave ultraleve em Portugal. Ocorreu num campo de arroz perto de Alcácer do Sal, no Alentejo, quando uma falha de motor provocou a queda de um avião que voava com um casal a bordo. O piloto, um homem de 48 anos, e a acompanhante, de 43, escaparam apenas com ferimentos ligeiros ao acidente.

O piloto do avião terá tentado fazer um pouso de emergência, mas terá capotado quando em contato com o solou em terrenos da Herdade da Lezíria. Segundo noticiam os jornais diários de domingo, quando os bombeiros chegaram ao local da queda da aeronave já os ocupantes se encontravam no exterior. Foram transportadas para o Hospital do Cacém, onde foram observados tendo saído depois com alta médica.

 

Acidentes aéreos em Portugal já provocaram 8 mortos este ano

 

O desastre com o avião ultraleve neste domingo no campo de voo de Valdonas, em Tomar, no centro de Portugal, aumentou para oito o número de vítimas mortais ocorridas desde o início do ano em acidentes aéreos no País.

 

Cronologia dos principais acidentes ocorridos com aeronaves, desde 1 de Janeiro de 2009, de acordo com dados do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA):

2015:

20 set, Tomar – A queda de um ultraleve no campo de voo de Valdonas, Tomar, distrito de Santarém, onde decorria um evento aéreo, provocou a morte aos dois tripulantes.

19 set, Alcácer do Sal – Um ultraleve aterrou de emergência, tendo capotado de seguida, numa herdade de Alcácer do Sal, Setúbal, provocando ferimentos ligeiros aos dois ocupantes.

30 ago, Almada – Um avião ligeiro caiu ao rio Tejo, perto da Trafaria, concelho de Almada, Setúbal, quando realizava uma operação de reboque de manga. Os dois ocupantes ficaram feridos.

8 ago, Arcos de Valdevez – Um helicóptero ligeiro de combate a incêndios despenhou-se quando regressava de um fogo em Miranda, Arcos de Valdevez, provocando dois feridos.

26 jul, Coimbra – A queda de uma asa delta com motor na praia do Poço da Cruz, a norte da povoação da Praia de Mira, Coimbra, causou um morto e um ferido grave. A vítima mortal é um homem português, de 48 anos, enquanto o ferido, com 25 anos, é de nacionalidade francesa.

29 jun, Paços de Ferreira – Um helicóptero ligeiro da Proteção Civil caiu na localidade de Lamoso, concelho de Paços de Ferreira, quando estava a reabastecer-se de água numa lagoa para combater um incêndio naquela localidade, causando ferimentos ao piloto.

18 jun, Coruche – A queda de um avião ligeiro no distrito de Santarém (entre os concelhos de Coruche e de Benavente), que estava carregado com produto para a pulverização agrícola, provocou ferimentos graves no piloto.

26 mai, Santo Tirso – A queda de um ultraleve junto ao campo de futebol do Água Longa, concelho de Santo Tirso, causou a morte aos dois ocupantes, ambos do sexo masculino.

6 fev, Azambuja – Um ultraleve caiu na pista do Campo de Voo de Alqueidão, concelho de Azambuja, na fase de descolagem, provocando a morte aos dois tripulantes, que ficaram carbonizados.

3 jan, Tomar – A queda de um ultraleve, no concelho de Tomar, distrito de Santarém, provou a morte do piloto, de 43 anos, e ferimentos graves no outro ocupante, de 51 anos. O acidente ocorreu no campo de voo de Valdonas.

 

2014:

4 dez, Portalegre – Um helicóptero despenhou-se perto do aeródromo de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, causando a morte aos dois tripulantes.

25 out, Mirandela – Queda de um ultraleve no aeródromo de Mirandela provocou ferimentos nos dois ocupantes, um em estado grave.

12 set, Sagres – Pescadores recolheram, ao largo de Sagres, documentação referente a um piloto e um ultraleve. O aparelho foi encontrado no mar, dois dias depois, ao largo do Porto da Baleeira. O piloto, de 74 anos, continua desaparecido até hoje.

15 mai, Setúbal – Uma aeronave fez uma aterragem perto da aldeia do Possanco, na Comporta, concelho de Alcácer do Sal, provocando ferimentos ligeiros nos dois ocupantes.

30 abr, Évora – Morte dos dois tripulantes que seguiam a bordo de uma aeronave que se despenhou na zona de Monte da Chaminé, perto do Aeródromo Municipal de Évora.

12 abr, Sines – Um homem, com cerca de 40 anos, morreu após o parapente em que voava ter caído no mar, ao largo da costa norte de Sines.

 

2013:

5 jan, Portalegre – Queda de uma aeronave numa zona rural, na Herdade Sobral da Lameira, concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre, provocou a morte do piloto e único ocupante do aparelho.

18 dez, Monchique – A queda de um helicóptero em Monchique, Algarve, provocou a morte de um dos tripulantes e ferimentos nos outros dois ocupantes, durante uma operação de vistoria de cabos elétricos.

2012:

5 set, Évora – Queda de aeronave em zona rural, nas imediações do Aeródromo Municipal de Évora, provocou um morto.

3 set, Ourém – Queda de um helicóptero de combate ao fogo junto ao parque de merendas de Espite, no concelho de Ourém, provocou dois feridos ligeiros.

18 ago, Braga – Queda de aeronave junto a habitações em S. Pedro, no concelho de Braga, fazendo dois mortos.

19 jul, Beja – Amaragem de um avião anfíbio, que participava no combate ao incêndio em Tavira na albufeira do Roxo, devido a uma falha técnica, sem causar vítimas.

3 jul, Cascais – Uma aeronave caiu na Quinta de Manique, a norte do aeródromo de Tires, no concelho de Cascais, provocando dois feridos sem gravidade.

26 jun, Cascais – Uma aeronave despenhou-se em Matarraque, São Domingos de Rana, concelho de Cascais, causando a morte dos dois ocupantes, de 21 e 29 anos.

2 jun, Sintra – Dois tripulantes, de 67 e 45 anos, foram as vítimas mortais da queda de um ultraleve, na zona de Azóia, concelho de Sintra.

3 abr, Benavente – A queda de um ultraleve nas imediações do Campo de Voo de Benavente provocou a morte dos dois ocupantes, de 18 e 21 anos.

25 mar, Águeda – A queda de uma aeronave em Águeda provocou a morte do piloto, com cerca de 50 anos.

 

2011:

Não se registaram acidentes fatais, facto inédito há mais de uma década em Portugal, segundo o GPIAA. Nesse ano a entidade registou seis acidentes e quinze incidentes.

2010:

29 ago, Leiria – Um avião ultraleve despenhou-se na pista do Aeroclube da Lagoa de Óbidos, tendo morrido os dois ocupantes.

10 ago, Portimão – A queda de uma aeronave de publicidade em Portimão causou um ferido ligeiro.

21 mar, Castelo Branco – Duas pessoas morreram devido à queda de uma aeronave em Castelo Branco.

6 mar, Montemor-o-Novo – Duas pessoas morreram na queda de uma aeronave junto à localidade de Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo. O aparelho despenhou-se quando se preparava para aterrar numa pista particular situada junto a um arrozal, numa zona isolada.

12 fev, Cascais – Uma aeronave ligeira caiu no Aeródromo de Tires e provocou três feridos ligeiros. A aeronave era proveniente do Aeródromo de Évora, onde funciona a Escola Civil de paraquedistas.

 

2009:

24 mai, Funchal – Uma aeronave ligeira, um aparelho privado de acrobacias modelo Zelin 142, despenhou-se na pista do Aeroporto da Madeira, um acidente que provocou um morto, um copiloto da TAP e proprietário da aeronave, e um ferido, mecânico de aeronaves.

13 jun, Seia – Um helicóptero, da empresa Helisul e que estava a fazer filmagens aéreas ao serviço de uma produtora, caiu numa encosta da Serra da Estrela, a 1.600 metros de altitude, no meio de giestas, ficando seguro por um cabo instalado pelos bombeiros. O realizador e operador de câmara ficaram gravemente feridos, registando-se ainda outro ferido ligeiro.

12 jul, Porto – Uma pessoa morreu na queda de um avião ligeiro em Ponte de Lima.

17 jul, Santarém – Uma aeronave com dois passageiros capotou para fora da pista quando estava a aterrar no aeródromo de Santarém, provocando um ferido ligeiro.

12 ago, Fundão – Um avião de combate a incêndios aterrou de emergência em Ferreiras, concelho de Fundão. Os dois tripulantes saíram ilesos.

14 ago, Évora – Uma aeronave, um bimotor Beech 99 conduzido pelo dono do avião e proprietário da empresa de paraquedismo SkyDive, caiu no Bairro de Almeirim, causando a morte dos dois ocupantes. O aparelho causou ainda danos no edifício em que raspou quando caiu.

16 ago, Setúbal – A queda de uma aeronave ligeira na zona de Alcácer do Sal, na Herdade de Palma, resultou na morte do piloto do aparelho, de 79 anos, e um dos donos da propriedade agrícola. Registou-se ainda um ferido grave, de 18 anos, com queimaduras nas pernas, e dois feridos ligeiros, familiares das vítimas e que se encontravam em terra.

15 set, Beja – Uma avioneta caiu em Aldeia de Sete, em Castro Verde, e fez três mortos.

3 out, Covilhã – Um avião despenhou-se durante um festival aéreo na Covilhã. Os dois tripulantes do avião, o piloto e uma jornalista, sofreram ferimentos ligeiros.

9 out, Castro Marim – Uma aeronave caiu em São Bartolomeu do Sul, concelho de Castro Marim, causando a morte do piloto, único ocupante do aparelho.

 

  • Dados compilados e divulgados pela agência noticiosa portuguesa Lusa
  • Imagem de entrada retirada do Correio da Manhã/TV
  • Notícia actualizada às 12h45 UTC de 21 de setembro de 2015

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...