‘Recovery team’ da TAM já trabalha no avião da TAP em Belém do Pará

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

This slideshow requires JavaScript.

Uma equipa de técnicos especializados da companhia aérea brasileira TAM já se encontra no Aeroporto Internacional de Belém, onde procederá à transferência do avião Airbus A330-220 CS-TOJ da TAP Portugal que no passado domingo, dia 8 de Junho, saiu da pista quando se preparava para descolar com destino a Lisboa e ficou atascado com os três trens enterrados na lama, em posição lateral ao topo da pista, no enfiamento do ‘taxi way’.

O ‘recovery team’ da TAM é uma equipa composta por pessoal habilitado para lidar com situações deste género, em que seja necessário transferir um equipamento aéreo que não pode mover-se pelos seus próprios meios, nomeadamente em ocasiões resultantes de incidentes como este em que esteve envolvido o avião da TAP.

Só depois do avião ter sido colocado em sítio que não afecte o normal funcionamento do aeroporto, neste caso o de Belém do Pará, é que as equipas de vistoria e de manutenção da TAP, e eventualmente da Airbus se a avaria for considerada pesada, é que irão avaliar os prejuízos sofridos pelo aparelho e decidir sobre os procedimentos a tomar.

Sobre a equipa de resgate (‘recovery team’) da TAM

A equipa de resgate da TAM realizou um simulado anual nos passados dias 5 e 6 de Junho, no Aeroporto de Guarulhos (São Paulo) para remoção de aeronaves danificadas em solo. O exercício fez parte do processo de certificação da IATP (International Airliners Technical Pool), associação de cooperação que reúne empresas aéreas de todo o mundo.

Pelo acordo firmado com a entidade, todas as companhias associadas da IATP contam com o auxílio do equipamento e da equipa da TAM para resgates de aeronaves na América Latina. O serviço também está disponível para outras empresas aéreas e proprietários de aeronaves.

Trata-se de uma operação delicada e precisa, já que o deslocamento não deve avariar ainda mais o avião ou o aeroporto”, diz Carlos Croba, diretor de Manutenção da TAM. “Para que a operação seja realizada com sucesso, este grupo é submetido a um extenso processo selectivo que inclui avaliações físicas e psicológicas. A equipa passa por cursos de sobrevivência na selva e de marinha, além de ter realizado um treinamento específico em Hamburgo, na Alemanha”, completa o director.

O grupo, que foi formado em 2011, dispõe de um conjunto de equipamentos para remoção de aeronaves. Conhecido como ‘Recovery Kit’, ele é capaz de remover aeronaves com até 150 toneladas, a maior parte dos aviões operados atualmente. Somados os pesos do conjunto para remoção e das roupas e mochilas especiais que permitem o atendimento do ‘Recovery Team’, o peso total dos equipamentos é de 25 toneladas.

 

 

aviador_newsavia 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...