A comissão australiana que defende os consumidores e a equidade competitiva (ACCC) reautorizou a cooperação comercial entre a Etihad Airways e a Virgin Australia. O acordo foi estendido aos próximos cinco anos e garante regras de autoridades antimonopólio como a convergência de preços e horários entre a Austrália e o Médio Oriente, ficando de parte apenas a repartição de receitas.
De acordo com a determinação da ACCC a parceria será benéfica para o público e promove a competição bem como melhores produtos e rotas. “A ACCC admite que a Virgin não operaria para Abu Dhabi se esta parceira com a Etihad não existisse. A Virgin não seria capaz de oferecer um serviço viável se não pudesse acrescentar as ligações disponíveis na rede Etihad”, afirmou o presidente da ACCC, Rod Sims.
O primeiro acordo aconteceu em 2011 mas era necessário uma revisão do mesmo antes de 25 de Fevereiro de 2016. O contrato agora aprovado durará até 30 de Dezembro de 2020. A Etihad possui 25,1% das acções da Virgin Australia. As companhias aéreas oferecem serviços em code-share para 38 destinos na Europa, Médio Oriente, África e Paquistão e para 52 destinos na Austrália e Ásia.