A nova aerogare da ilha Graciosa, no arquipélago e Região Autónoma dos Açores, só deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2025 e consistirá num edifício distintivo e único, anunciou o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, durante uma visita às obras nesta quarta-feira, dia 24 de julho.
“Acho que é fantástica esta solução que aqui se apresenta sob o ponto de vista estético”, sublinhou o governante, recordando, todavia, a “complexidade” da obra e as “muitas dificuldades” sentidas ao longo da sua construção.
“Estamos numa porta de entrada que vai ser magnífica para a ilha Graciosa enquanto destino turístico, na medida em que esta nova aerogare é não só uma obra de arte” como distinta de “todos os outros aeródromos e aerogares dos Açores e até mesmo do país”, prosseguiu o Chefe do Executivo regional.
Orçada em cerca de seis milhões de euros, dos quais aproximadamente um milhão representa um esforço regional, a obra motivará a reorganização de todo o espaço adjacente à aerogare, nomeadamente a nível de lugares de estacionamento e da própria circulação automóvel.
A visita às obras da aerogare marcou o final da visita estatutária anual do Governo dos Açores à ilha Graciosa.