Um contingente de militares portugueses, composto por 47 elementos (41 da Força Aérea e seis do Exército), partiu hoje, segunda-feira, dia 12 de Janeiro, para o Mali, directamente da Base Aérea nº6, no Montijo. A Força Nacional Destacada estará quatro meses naquele país africano, sob a égide das Nações Unidas. O contingente é composto, para além dos militares, por uma aeronave C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”.
A cerimónia de partida teve lugar na Base Aérea do Montijo e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, que fez questão de desejar sucesso aos militares da primeira missão Nacional fora do país em 2015. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro, também esteve na cerimónia e despediu-se pessoalmente de todos os seus homens.
Portugal integra a missão MINUSMA (‘United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali’) desde Setembro do ano passado, com 47 militares e um meio aéreo. Na primeira missão foi deslocado um avião Hercules C-130.
- Foto distribuída pela Força Aérea Portuguesa