Reorganização do Espaço Aéreo permite mais movimentos em Lisboa a partir de abril

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O projeto para aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa dos atuais 44 para até 72 movimentos por hora foi aprovado, anunciou nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, a NAV – Navegação Aérea de Portugal.

Em comunicado, a NAV diz que o projeto para a reorganização do espaço aéreo da Área Terminal de Lisboa (ATL) foi aprovado em 23 de outubro pela INFANAV, comissão permanente de navegação aérea que integra a ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, a FAP – Força Aérea Portuguesa e a NAV Portugal.

Este projeto “prevê a reorganização e conciliação da utilização civil e militar do espaço aéreo da região de Lisboa e a sua aprovação significa que estão reunidas as condições para aumentar gradualmente a capacidade da ATL até aos 72 movimentos/hora”, refere.

O projeto foi criado pelo Grupo de Trabalho Espaço Aéreo (GTEA) a partir da conjugação dos termos previstos na Carta de Operação entre a FAP e a NAV Portugal assinada no passado 28 de junho de 2019.

O documento, que prevê a cedência de espaço aéreo de Sintra, com os termos já acordados para a futura Carta de Operação a celebrar entre as mesmas entidades, mas para a cedência parcial do espaço aéreo de Monte Real, garante as condições necessárias para se avançar com o aumento gradual da capacidade do sistema aeroportuário de Lisboa até 72 movimentos/hora.

Os termos previstos nestes acordos entre a Força Aérea e a NAV “preveem a cedência de espaço aéreo de Sintra a partir de abril de 2020 e a cedência parcial do espaço aéreo de Monte Real a partir do Verão IATA 2021”.

No caso de Sintra, o objectivo visa a viabilização do novo sistema de encaminhamento de tráfego já a partir de abril de 2020.

“Através dos acordos são redefinidos limites verticais e laterais do espaço aéreo sob jurisdição militar, assim como limites verticais da ATL de modo a permitir novos procedimentos para o aeródromo de Cascais”, refere.

“Os acordos foram desenhados de forma a garantir igualmente a execução das missões da Força Aérea, necessárias para assegurar a prontidão do seu sistema de forças”, acrescenta.

De acordo com a NAV, a reorganização operacional do espaço aéreo em curso “não só irá aumentar a capacidade aeroportuária de Lisboa, como oferecerá uma estrutura de espaço aéreo mais eficiente, permitindo uma melhor gestão do tráfego na fase de aproximação a Lisboa e, desta forma, a redução de atrasos e do total de emissões de gases de estufa associadas ao transporte aéreo”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...