Risco de concentração ameaça venda de ativos da Avianca Brasil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade) pode não autorizar uma eventual tomada dos ativos da Avianca Brasil pelas restantes companhias aéreas que trabalham no mercado brasileiro.

Num posicionamento divulgado nesta sexta-feira, dia 5 de abril, o Cade diz que tem presente um estudo do seu Departamento Económico que conclui que existem riscos à concorrência se os ativos da Avianca Brasil, que está em recuperação judicial, forem comprados por qualquer empresa que já atue no setor aéreo brasileiro.

A imprensa brasileira destaca que o documento não representa uma decisão do Cade, mas servirá para subsidiar futuras análises do caso pelo conselho e é um prenúncio de que dificilmente a compra de ativos da Avianca pelas atuais líderes de mercado seria aprovada pelo órgão.

De acordo com a nota técnica, a preocupação é maior se a compra for feita pela GOL ou pela Latam Airlines Brasil, que entraram na disputa pela compra de unidades da concorrente nesta semana. As duas companhias já apresentam altas participações de mercado nas principais rotas em que a Avianca atua.

No caso da compra pela Azul, que tem menor quota de mercado (market share), a preocupação do Cade é menor. “Seria necessária, no entanto, uma análise profunda para uma conclusão sobre essa operação, que só é realizada quando da notificação da operação ao Cade”, afirma o estudo que é atribuído ao Departamento Económico.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...