Bem-vindo, !|Sair

Robot responde aos passageiros da Lufthansa no Aeroporto de Munique

Evento Participativo LusoAvia - Aceda ao grupo de linkedin.Mede 1,20 metros de altura, tem olhos redondos e brilhantes e uma voz agradável. Desde hoje, o robot “Josie Pepper” responderá às perguntas dos passageiros no Terminal 2 do aeroporto de Munique, anuncia a Lufthansa em comunicado. “Como chegar à porta de embarque? Onde é o restaurante mais próximo? Onde é o balcão de transferências? ‘Josie Pepper’ olha-nos nos olhos e tem a resposta pronta”, assegura a companhia aérea alemã.

Com a chegada de ‘Josie Pepper’, o aeroporto de Munique e a Lufthansa estão a desbravar novos caminhos. É o primeiro robot humanoide equipado com inteligência artificial alguma vez testado num aeroporto alemão. Nas próximas semanas ‘Josie Pepper’ estará na zona reservada aos passageiros no Terminal 2 a dar as boas vindas. Este terminal é operado conjuntamente pelo Aeroporto de Munique e pela Lufthansa.

Nesta primeira versão, ‘Josie Pepper’, que fala Inglês, estará à espera dos passageiros no cimo da rampa que leva ao shuttle que liga o terminal principal com o edifício satélite. Esta fase de testes será usada para verificar se ‘Josie Pepper’ é bem recebido pelos passageiros.

Sobre o funcionamento do novo robot e a maneira de se relacionar com os clientes da Lufthansa que utilizam o Aeroporto de Munique, a companhia explica em comunicado:

“O ‘cérebro’ de ‘Josie Pepper’ contém um processador de alto desempenho com acesso à internet via Wi-Fi. Tal cria uma ligação a um serviço de nuvem onde a linguagem é processada, interpretada e ligada aos dados do aeroporto. O que torna o sistema especial: quando este tipo de robot fala não reproduz somente textos pré-definidos. Sendo capaz de aprender, responde a cada pergunta individualmente. Tal como um cérebro ‘real’, o sistema torna-se cada vez melhor, combinando perguntas com informação relevante para dar respostas cada vez mais precisas”.

O que está por detrás das capacidades de ‘Josie Pepper’ são as tecnologias de inteligência artificial baseadas na nuvem da ‘IBM Watson Internet of Things’ (IoT). O mecanismo foi desenvolvido pela empresa francesa ‘SoftBank Robotics’. O pessoal do Aeroporto de Munique e da Lufthansa deram ao robot o nome de ‘Josie’.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica