Rui Coutinho é o novo presidente do Conselho de Administração da SATA Holding

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Regional dos Açores decidiu criar um Conselho Estratégico no Grupo SATA, a presidir por uma personalidade de reconhecido mérito e idoneidade profissional, e indicou Rui Coutinho como presidente do Conselho de Administração da SATA Holding.

Segundo Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças, “o XIV Governo dos Açores, no desempenho do seu papel de acionista único da SATA Holding, S. A. decidiu que este é o momento de promover alterações na estrutura de organização societária do Grupo”.

Será criado, com dignidade estatutária, e numa ação reformista, um Conselho Estratégico, que terá entre sete a nove membros, com o propósito de tornar mais robustos os processos de decisão em matérias consideradas estratégicas promovendo um alinhamento de todos os interesses envolvidos e robustecendo a reflexão do papel da SATA para a Região.

O Governo Regional dos Açores entende que a criação de um Conselho Estratégico na estrutura de governo da SATA Holding, S. A. se afigura pertinente, especialmente para facilitar e aprofundar o debate acerca dos principais desafios estratégicos com que a empresa se depara, acolhendo as perspetivas de vários representantes dos interesses dos açorianos e do Grupo SATA.

Relativamente ao Conselho de Administração da SATA Holding, S. A., será ao novo Presidente quem incumbirá a indicação dos restantes elementos que constituirão a equipa no Conselho de Administração, que manterá todas as competências atualmente consagradas nos estatutos da companhia.

Segundo Berta Cabral, secretária regional com a tutela da Mobilidade, “o Governo dos Açores define como prioridade do novo Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, S. A., o estrito cumprimento do Plano de Reestruturação aprovado pela Comissão Europeia, que, por consequência, implica, a estabilização da reorganização da estrutura empresarial, a adequação da operação, com melhoria da eficiência e redução de custos, a salvaguarda da SATA Air Açores, a efetivação da privatização da Azores Airlines, a reestruturação e alienação do negócio de handling das companhias e a apresentação de uma proposta num eventual novo concurso de OSP territoriais, uma vez que a companhia está proibida de realizar rotas deficitárias”.

O Governo dos Açores decidiu, ainda, manter no Conselho de Administração da SATA Holding, S. A., como Administradores não executivos, Bernardo Oliveira e João Crispim Ponte, visando o acompanhamento do trabalho no âmbito do Plano de Reestruturação.

O Governo dos Açores endereça uma mensagem de agradecimento e amplo reconhecimento à Dra. Carla Neto e ao Engenheiro José Roque pelo seu trabalho, sentido de missão, responsabilidade e lealdade para com a SATA, num momento difícil, onde ficaram provadas as suas competências técnicas e qualidades humanas.

Com estas decisões, o Governo dos Açores está plenamente convicto e confiante que o Grupo SATA e os seus colaboradores caminharão para um futuro de sustentabilidade e de cumprimento com missão fundamental para a qual a SATA nasceu.

Rui Coutinho tem experiência no setor da aviação e transportes, tendo sido diretor regional dos Transportes Aéreos e Marítimos e diretor regional da Mobilidade; chefe do Departamento de Operações Aeroportuárias do Aeroporto de Ponta Delgada; diretor do Aeroporto de Santa Maria; chefe de Divisão de Planeamento, Gestão e Controlo da direção dos Aeroportos dos Açores sob gestão da ANA Aeroportos de Portugal, S. A., tendo coordenado as áreas de planeamento e controlo de gestão, investimentos, marketing, licenciamento, ambiente e sistemas de informação.

O grupo de empresas SATA, todas ligadas ao setor da aviação comercial e aeroportos, decorre da fundação, em 1941, da ‘Sociedade de Estudos Aéreos Açorianos’.  Conta com mais de oitenta anos de história.  Tem a sua raiz identitária nos Açores, uma região autónoma portuguesa, e assume o compromisso de combater o isolamento do arquipélago, situado no Oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte. A companhia aérea Azores Airlines opera uma rede de rotas regulares, (domésticas e Internacionais) com frota de aviões da família Airbus A320. Por seu lado, a SATA Air Açores assegura a mobilidade de pessoas e bens no interior do arquipélago dos Açores e as ligações entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Opera com frota DHC Dash 8-400 e DHC Dash 8-200.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV suspendem greve após acordo com empresa e o Governo de Cabo Verde

Os pilotos dos voos internacionais da TACV – Transportes...

Governo assegura que “não vai haver aporte do Estado” para o novo aeroporto de Lisboa

O ministro português das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz (na...

Lisboa volta a ter voo direto para o Cairo – Egyptair retomou a rota com dois voos semanais

A Egyptair está de regresso a Portugal, tendo retomado...

CRJ-200ER despenhou-se no Nepal – Morreram 18 dos 19 ocupantes da aeronave que fazia um voo de teste

Um avião a jato bimotor CRJ-200ER da companhia nepalesa...