Rússia diz que o míssil que abateu avião da Malaysia (MH11) era propriedade da Ucrânia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 17 de setembro, que o míssil que abateu o avião comercial da Malaysia Airlines que fazia o voo MH17, em junho de 2014, foi produzido em 1986 e era, nessa ocasião, propriedade das Forças Armadas da Ucrânia.

O comunicado pretende desmentir as conclusões da comissão internacional de investigação ao acidente, liderada pela Holanda, que atribuem o disparo do míssil ‘Buk’ a uma plataforma de lançamento que estava a ser controlada pelo Exército da Rússia em território ucraniano (LINK notícia relacionada).

As autoridades de Moscovo dizem que confrontaram a numeração dos fragmentos do invólucro do míssil, encontrado entre os destroços do avião abatido com as suas listas de produção e chegaram à conclusão de que tinha sido vendido ao governo da Ucrânia, estando sob controlo do exército deste país.

O avião Boeing 777-200ER, matrícula 9M-MRD, viajava de Amsterdão/Schiphol, na Holanda, para Kuala Lumpur, na Malásia, quando foi abatido próximo da cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, no dia 14 de julho de 2014. Morreram todos os 298 ocupantes do aparelho que sobrevoava uma zona de conflito, dada a confrontação no terreno entre guerrilheiros separatistas pró-Moscovo, apoiados pelas Forças Armadas da Rússia, contra o governo da Ucrânia. O presidente ucraniano, momentos após o desastre, considerou o acidente “uma provocação do Exército Russo”.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...