A SAS – Scandinavian Airlines, companhia aérea de bandeira dos países escandinavos, aderiu nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a uma parceria constituída entre produtores dinamarqueses de hidrogénio verde e os mercados industriais holandeses.
A parceria foi formalizada com a assinatura de uma declaração que teve lugar em Copenhaga, capital da Dinamarca, num fórum que juntou delegações deste país e do Reino dos Países Baixos, nas presenças do Rei Frederico da Dinamarca e dos vice-primeiro ministro e ministro da Política Climática e Crescimento Verde dos Países Baixos, Sophie Hermans; e do ministro dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, Lars Aagaard.
Esta iniciativa transnacional visa estabelecer o principal cluster de hidrogénio verde do Noroeste da Europa, unindo a produção dinamarquesa à procura neerlandesa. Ao melhorar a infraestrutura do hidrogénio verde, a colaboração procura impulsionar a procura, defender o apoio governamental e garantir financiamento para tornar o hidrogénio verde uma fonte de energia competitiva em toda a região.
A SAS está empenhada em desempenhar um papel fundamental na condução desta transformação sustentável, estabelecendo parcerias com as partes interessadas para impulsionar o progresso em direção a um futuro mais sustentável para a aviação.
“Estamos muito entusiasmados e orgulhosos por unir forças nesta parceria de hidrogénio verde, que nos aproxima de um futuro sustentável para a aviação. Para que a Europa cumpra os seus objetivos climáticos e reforce a segurança energética, os sectores público e privado, bem como os países, devem trabalhar em conjunto para construir um mercado forte de hidrogénio verde. Estamos empenhados em fazer a nossa parte para ajudar a impulsionar o progresso real”, afirma o presidente e CEO do SAS, Anko van der Werff.