A companhia aérea SATA anunciou nesta segunda-feira, dia 13 de Julho, um reforço de lugares nas ligações entre quatro ilhas dos Açores e Lisboa no mês de agosto, para fazer face ao aumento da procura.
“Felizmente, e apesar de termos dimensionado a oferta acima da procura efetiva de 2014, verifica-se que o crescimento do tráfego é bastante superior, pelo que a SATA entende reforçar a capacidade oferecida até ao final de agosto”, anunciou o presidente do conselho de administração da empresa, Luís Parreirão, numa conferência de imprensa, no Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira.
No primeiro semestre de 2015, a procura pelas rotas da SATA entre os Açores e o continente cresceu 14%, segundo Luís Parreirão, o que correspondeu a um aumento de 26.371 passageiros.
A partir de 22 de julho, a SATA vai disponibilizar mais cerca de 8 mil lugares nas ligações das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial com Lisboa.
A ilha Terceira é a que terá um reforço superior (64,9%), com mais 3.694 lugares, em sete voos adicionais (à segunda e terça-feira) e a substituição de aeronaves com maior capacidade em quatro ligações.
Na rota com a ilha do Pico haverá mais 1.320 lugares, com mais quatro ligações (à sexta-feira), o que representa um aumento de 41,3%.
O número de lugares nas ligações com o Faial cresce 13,7%, com um aumento de 1.980 lugares, em seis voos adicionais (à quarta-feira).
Apesar da concorrência das companhias de baixo custo na ilha de São Miguel, Luís Parreirão disse que a SATA registou também um aumento da procura nesta ilha, por isso, vai reforçar o número de lugares com a utilização de aeronaves com maior capacidade à quarta-feira, o que vai representar um aumento de 990 lugares (5,2%).
O reforço do número de lugares disponibilizados nas ligações com o continente será efetuado com recurso ao aluguer de aeronaves a outros operadores, segundo o presidente do conselho de administração da SATA, o que representará “um esforço financeiro de cerca de meio milhão de euros”.
- Texto distribuído pela agência noticiosa Lusa e publicado nas edições online da imprensa portuguesa nesta segunda-feira, dia 13 de Julho.