SATA Internacional muda este ano designação para Azores Airlines

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A SATA Internacional vai mudar este ano de nome e passará a designar-se Azores Airlines, anuncia hoje o jornal diário ‘Açoriano Oriental’, que se publica na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, onde a companhia portuguesa tem a sua sede e base operacional.

O jornal refere uma fonte próxima do processo de reestruturação do grupo aéreo que diz que “não se trata de uma nova empresa, mas de uma alteração da designação que tem em conta a necessidade comercial de reforçar o posicionamento da companhia face ao destino Açores”.

A palavra Azores (designação em língua inglesa para o nome Açores) passará a ser referência na comunicação da Azores Airlines.

Esta mudança não está prevista no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo SATA para o período de 2015-2020, a que o ‘Newsavia’ teve acesso, se bem que em todo o seu conteúdo se faça um apelo muito grande aos valores dos Açores, nomeadamente a presença de produtos do arquipélago nos aviões da companhia, não só no ‘catering’ como também nas vendas a bordo.

O Plano Estratégico da SATA que deverá ser discutido nas próximas semanas na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, assenta em três pilares fundamentais, dos quais se destaca a redução da frota da companhia e a suspensão do acordo de empresa, face à grave situação económica do grupo, que terminou o ano de 2014 com uma dívida financeira de 179 milhões de euros. Acresce referir que o grupo é credor do Governo Regional dos Açores da importância de 61 milhões de euros, relativa ao pagamento (não efectuado) de contratação de rotas inter-ilhas do arquipélago açoriano e de mais 9 milhões pela prestação de serviços necessários para a operacionalização dos aeródromos regionais que não estão concessionados à ANA – Aeroportos de Portugal.

Quanto à redução da frota, depois da entrega neste mês de Janeiro ao locador do A310-300 CS-TKM, a SATA Internacional vai fazer o ‘phase-out’ do A310 CS-TKN, ainda no primeiro trimestre deste ano.

 

A320 CS-TKO sairá da SATA em Maio e acordo de empresa será suspenso

De acordo com o ‘Business Plan’, que será aprovado proximamente, o primeiro Airbus A330-200 (270 lugares) chegará aos Açores no segundo trimestre do ano, período em que será entregue ao locador o Airbus A320 CS-TKO, o mais recente da companhia, que entrou na SATA Internacional directo da fábrica, em Maio de 2009. Chega ao fim do contrato de leasing e a companhia já indicou que não será renovado. Ficará com três aparelhos deste modelo para os voos de médio curso.

No terceiro trimestre de 2015 a SATA fará o ‘phase-out’ dos outros dois Airbus A310-300, registos CS-TGU e CS-TGV, e receberá o segundo Airbus A330-200.

Quanto à frota da SATA Air Açores, um dos quatro Bombardier Q400, avião turbo-hélice da frota regional, sairá da companhia por algum tempo com um contrato ACMI ou em ‘dry-lease’ por ser considerado “frota ociosa”. O estudo admite mesmo a alienação do avião, assunto que deve estar resolvido até ao final do primeiro semestre deste ano.

Por via da redução da frota, o plano para 2015-2020, prevê que, em relação ao momento actual, a companhia ficará com um excedente de cerca de 20 pilotos (PNT) e 30 tripulantes de cabina (PNC). Não aponta concretamente o que irá acontecer, apenas indicando que é uma questão “em desenvolvimento com conclusão condicionada às decisões finais sobre o Plano”. Contudo, o documento refere explicitamente que “o eventual ajustamento da frota terá o consequente ajustamento do número de tripulações”, num cenário em que estão previstos menos voos (menos 11%) e menos passageiros (menos 12%).

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...