SATA resolve problemas imediatos de tesouraria – 65 milhões de euros garantidos

O grupo aéreo português SATA (dono das companhias SATA Air Açores e Azores Airlines), com sede na Região Autónoma dos Açores, anunciou nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, ter fechado, “com grande sucesso”, uma emissão obrigacionista nos mercados internacionais, através do Deutsche Bank, uma operação de 65 milhões de euros por um prazo de dez anos.

“Este empréstimo obrigacionista de longo prazo foi efetuado com condições muito favoráveis à SATA, com uma taxa de juro anual fixa de 2,711%, assegurando à SATA, no imediato, a criação de condições para a implementação do Plano de Exploração para os próximos anos”, afirma a transportadora em comunicado de imprensa.

A operação, que decorreu na passada sexta-feira, “permitirá dar início a um necessário processo de reestruturação do grupo SATA” e levará ainda a que, “no curto prazo”, sejam superados “constrangimentos, quer no âmbito operacional quer no plano financeiro”.

O Conselho de Administração da SATA, liderado por António Teixeira, diz-se “convicto de que, com este financiamento, estão reunidas as condições à necessária viragem para um percurso de sucesso, contrariando assim o clima de pessimismo e suspeição que tem pairado sobre o futuro” da transportadora aérea. E concretiza: “O sucesso desta operação, conjuntamente com o apoio dos nossos parceiros, colaboradores e demais agentes económicos, tornará o futuro da SATA mais sólido, cumprindo, assim, a sua missão social de transporte aéreo inter-ilhas e contribuindo, igualmente, para o desenvolvimento económico dos Açores”.

Um empréstimo obrigacionista é uma forma de financiamento na qual as entidades emitentes optam por emitir obrigações, permitindo ao investidor a participação direta na concessão de crédito através de um empréstimo deste à empresa. O Governo Regional dos Açores deu um aval para a operação, situação necessária para a concretização do financiamento.

 

  • Foto © Rui Medeiros

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica