SATA transformará um DHC Dash 8-400 em cargueiro no fim do Verão deste ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um dos aviões DHC Dash 8-400 usado pela companhia aérea portuguesa SATA Air Açores nas viagens entre as várias ilhas do arquipélago vai ser transformado em cargueiro no fim deste Verão, revelou nesta terça-feira, dia 10 de maio, Berta Cabral, secretária regional Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo Regional dos Açores.

“Quanto ao transporte de carga aérea, está a ser analisada a solução que me parece a mais plausível após todas as diligências da SATA: a transformação de uma das aeronaves em cargueiro, no fim do verão de 2022. É preciso valorizar o nosso peixe. É preciso valorizar os nossos produtos frescos”, sublinhou Berta Cabral.

A governante falava no plenário da Assembleia Legislativa Regional durante a “sessão de perguntas com resposta oral”, apresentada pelo partido da Iniciativa Liberal sobre a ilha Graciosa. “Temos o Verão IATA com seis aeronaves. No inverno, uma das mais antigas passa a cargueiro. Em 2023, uma nova aeronave entra ao serviço da SATA, em leasing”, disse Berta Cabral.

Segundo conseguiu apurar o ‘Newsavia’ o Grupo SATA pretende transformar em cargueiro um dos seus quatro aviões Dash 8-400, recebidos no primeiro trimestre de  2010, com 12 anos de serviço ativo na SATA Air Açores. A companhia tem mais dois DHC Dash8-200, recebidos em 2009, que servem as ilhas de menor movimento, nomeadamente a ilha do Corvo, onde este tipo de aeronave é utilizado com mais frequência, dadas as dimensões da pista. A redundância do equipamento implica a necessidade da SATA Air Açores dispor de dois aparelhos do mesmo tipo.

Graciosa terá 21 voos por semana na temporada de Verão

Quanto aos voos para a ilha Graciosa, no Verão vão ser 21 por semana (três por dia), correspondendo “a mais sete do que em 2021”. Ao todo, haverá 992 lugares para aquela ilha de junho a setembro, assegurou a secretária regional.

Em junho de 2021, o partido CDS-PP/Açores alertou para a urgência da aquisição de um avião cargueiro para a região, alegando que a disponibilização de tarifas aéreas a 60 euros para residentes nas viagens interilhas poderia condicionar o transporte de carga. Em setembro passado, o mesmo partido que agora integra a coligação político-partidária do Governo Regional, voltou a defender a aposta num avião cargueiro para combater o despovoamento.

Dois meses depois, na ilha de Santa Maria, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse que o executivo estava a procurar uma solução que permita “escoar os produtos por via área”, para promover a criação de um “mercado regional”.

  • Foto de abertura © Selénio Freitas

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...