Sindicato ameaça com greve face aos enjoos a bordo dos A330-900neo da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) está a ponderar a convocação de uma greve de tripulantes de cabina, “caso a TAP não mostre garantias de que o problema [dos enjoos nos novos aviões A330-900neo] pode ser resolvido em pouco tempo”. A ameaça consta de um nota do sindicato que foi divulgada na manhã deste sábado, dia 6 de julho, na plataforma informativa digital do ‘DN/Dinheiro Vivo.

“Desde há quatro meses que os tripulantes de cabina da TAP Air Portugal se queixam de mal-estar, vómitos e tonturas quando em serviço nos A330-900neo”, refere a notícia que acrescenta que ao sindicato já chegaram mais de 14 denúncias de indisposições que estão a colocar em alvoroço os tripulantes de bordo da companhia aérea e que têm motivado várias reuniões de alto nível. Apesar de parecer não haver problema para a saúde, o sindicato diz que assim é que não pode continuar e ameaça com paralisações, afirma o ‘DN/Dinheiro Vivo’.

Acrescenta a nota do sindicato que “os sintomas relatados incluem tonturas, vómitos, enjoos, desorientação, ardor nos olhos, cansaço extremo e até sensação de desmaio”. E destaca que já solicitou, além de “explicações à empresa” e de ter feito a denúncia a “todos os organismos públicos que têm o dever de supervisionar o setor da aviação”, uma análise biológica aos tripulantes para “saber se os sintomas são devidos à falta de oxigénio na cabina”, como se chegou a suspeitar.

Contactada pelo ‘DN/Dinheiro Vivo’, a fabricante Airbus garante que a “investigação extensiva e análise desenvolvidas por uma entidade independente e um reconhecido laboratório demonstraram sistematicamente a ausência de contaminação tóxica do ar”. E sublinha que “não há risco para a saúde dos tripulantes ou passageiros”.

 

  • LINK notícia relacionada
  • Foto © Frenchpainter

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...