Sindicatos dos tripulantes de cabina da Ryanair preparam greve europeia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Unicâmbio dá milhas 1€=1Milha


 

O prazo que os sindicatos europeus de pessoal de voo deram à Ryanair para responder às reivindicações dos trabalhadores, que pretendem que a Ryanair passe a aplicar as leis laborais de cada país onde opera e não a legislação que vigora no seu país de origem, a Irlanda, terminou neste sábado, dia 30 de junho.

Dado não ter havido uma resposta dos responsáveis pela companhia aérea de baixo custo irlandesa, os sindicatos vão reunir-se na próxima quinta-feira, dia 5 de julho, em Bruxelas, para marcarem uma greve de protesto, que deverá ocorrer ainda em julho. Só ainda não se sabe se será de um dia ou mais.

De acordo com Bruno Fialho, da direção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), as respostas da Ryanair “continuam a ser as mesmas, que é querer impor regras contrárias à lei portuguesa”. Em declarações à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’, o dirigente explica que “a Ryanair tem de respeitar a soberania portuguesa e não respeita quer a portuguesa, como a espanhola ou a belga. Dia 05 iremos reunir e vamos anunciar as datas para a greve europeia”.

Na reunião de quinta-feira, serão definidos os moldes de realização do protesto. O sindicato português faz saber que pretende que “seja uma greve num só dia ou em vários dias feita ao mesmo tempo por todos os sindicatos dos vários países”. “Julgamos que isso será possível fazer e vamos ter que só acertar essas diretivas com restantes sindicatos”, refere Bruno Fialho.

O sindicalista refere que será “impossível” à Ryanair substituir os trabalhadores como aconteceu na Páscoa, aquando da greve dos tripulantes portugueses. “Havendo cinco países europeus a realizar a greve, será impossível haver substituição de grevistas, porque não podem ir buscar pessoal a mais lado nenhum”, notou.

A Ryanair tem estado envolvida numa polémica desde a greve dos tripulantes de cabine de bases portuguesas por ter recorrido a trabalhadores de outras bases para minimizar o impacto da paralisação, que durou três dias, no início de abril. As alegadas substituições ilegais levaram à intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Este sábado, Bruno Fialho referiu à Lusa que o sindicato continua a ser contactado pela ACT, como aconteceu na passada quarta-feira com uma notificação para responder a várias questões. “A ACT está a fazer um excelente trabalho e não quer que nada se perca por questões processuais. O final desse trabalho está a tardar porque, efetivamente, quando passamos para as questões jurídico-legais tudo é possível. E a ACT quer colocar um processo inatacável na base processual”, afirmou.

Contactada pela ‘Lusa’, a companhia aérea tem-se escusado a fazer comentários sobre o final do prazo dado pelos sindicatos.



Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...