SINTAC diz que proposta da ANA pode reduzir remunerações em 30 por cento

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) diz que a proposta da ANA – Aeroportos de Portugal pode provocar reduções nas remunerações até 30%, mas o grupo diz que “nunca teve intenção de reduzir salários”.

Em declarações à agência de notícias ‘Lusa’, nesta semana,  Rúben Simas, dirigente do sindicato, deu conta de vários plenários que estão a ser realizados pela estrutura sindical nos aeroportos nacionais, depois de negociações com a empresa que “duram há mais de um ano”.

“A proposta deles de acordo de empresa [AE] tem situações de redução de 30% a 40%”, referiu, destacando que a empresa quer “acabar com as tabelas salariais” e dizendo que “é uma linha vermelha” para a ANA nas negociações.

“As pessoas vêm trabalhar para aqui para ganhar o que eles quiserem, como quiserem, ainda por cima em áreas tão especializadas como é a nossa, da gestão aeroportuária”, criticou o sindicalista.

 

  • ANA esclarece que a empresa “nunca teve qualquer intenção de reduzir salários”

Contactada pela ‘Lusa’, fonte oficial da ANA disse que a empresa “nunca teve qualquer intenção de reduzir salários”.

“Em abril, ainda numa fase de recuperação após dois anos de pandemia, foram retomadas as progressões salariais, tendo também sido atribuída recompensa extraordinária, em maio, aos trabalhadores”, disse, indicando que “deseja que o diálogo em curso com os parceiros sociais possa melhorar a produtividade da empresa, restaurar a sua capacidade de resistir às crises de todo o tipo e de criar valor”.

O SINTAC tem marcada uma reunião com o presidente da ANA para o dia 4 de julho, tendo já estado reunido com o grupo parlamentar do Partido Socialista e com o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes.

“A expectativa é que ele [presidente da ANA] entenda que na ANA nunca chegámos a este ponto próximo de rutura. Que ele possa perceber o que está em causa e evoluir”, referiu ainda Rúben Simas. “Mas se continuar assim é para parar o país inteiro”, contrapõe o sindicalista.

O sindicato começou com um plenário no Aeroporto da Horta (ilha do Faial, Açores) no passado dia 17 junho, tendo depois passado por Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), em 20 junho, Porto a 21 de junho e Lisboa, que se realizou no dia 22.

Seguem-se o Aeroporto de Faro no dia 28 junho, de Santa Maria (Açores) no dia 1 julho e da Madeira no dia 6 de julho.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...