O Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (SITAVA) anunciou nesta quinta-feira, dia 2 de novembro, a celebração de um acordo com a Groundforce, empresa de ‘handling’ (assistência em terra nos aeroportos), que prevê a revisão salarial dos trabalhadores.
O documento, assinado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP), tem em vista um aumento salarial médio de 3,27%.
Já para os trabalhadores que estavam a receber um montante inferior ao salário mínimo, o aumento pode variar entre 5% e 7,45%.
A atualização das tabelas será feita em três fases: novembro de 2017, janeiro de 2018 e janeiro de 2019.
Em comunicado, O SITAVA refere ainda que o acordo engloba o pagamento extra de metade de um vencimento base, como forma de compensação pela ausência de revisão salarial pós-2015, bem como de retroativos a janeiro e julho de 2017.
Está ainda previsto um aumento de 5% do subsídio de refeição, a ser aplicado a partir do início do próximo ano.
A Groundforce compromete-se a abrir um novo processo de revisão salarial, se os resultados atingirem o valor orçamentado para 2018.
“O acordo alcançado fica ainda condicionado ao momento da efetiva renovação do contrato de prestação de serviços entre a SPdH/Groundforce e a TAP”, lê-se no comunicado.