SITAVA contesta atuação da administração da ANA Aeroportos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O SITAVA – Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e dos Aeroportos distribuiu nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, um comunicado, em que acusa a administração da ANA – Aeroportos de Portugal, de não estar a cumprir com as suas obrigações para com os trabalhadores.

“Chegados ao mês de agosto, começa a ficar evidente que a covid-19 tem servido de desculpa para tudo, incluindo para a não concretização do SAD (Sistema de Apoio ao Desempenho Interno], o que tem atrasado o desenvolvimento nas carreiras profissionais”, denuncia o comunicado do sindicato, que adiante afirma que “é hora de relembrar que os trabalhadores têm correspondido de forma ‘voluntária’ às medidas de mitigação propostas pela ANA – Aeroportos de Portugal, reduzindo tempos de trabalho e, consequentemente, os seus salários”.

O SITAVA recorda, também, que “no que diz respeito aos horários de trabalho, os trabalhadores têm, de forma muito compreensiva, acedido a horários com irregularidades à margem do acordo de empresa, mas em prol de mais medidas de mitigação e para a segurança de todos, evitando hipotéticas contaminações em grupo”.

“É hora de relembrar também que os sindicatos e os trabalhadores acederam em adiar a revisão salarial que estava prevista para 2020. Mas o SITAVA e os trabalhadores sabem que, apesar dessa onda de ‘solidariedade’ à volta deste flagelo, o acordo de empresa não está suspenso e, por isso, o seu conteúdo tem de ser cumprido pelas partes!”, exige o SITAVA.

O sindicato prossegue as críticas à ANA, empresa controlada pelo grupo francês Vinci Airports, a quem está atribuída a concessão e gestão de 10 aeroportos portugueses, reiterando que o que está definido no Anexo III (Sistema de Carreiras, cláusula 5ª – Desenvolvimento nas Carreiras Profissionais) “tem de ser cumprido, não sendo da responsabilidade dos trabalhadores eventuais falhas no cumprimento do estipulado!”.

“Será que a empresa ANA, com tão bons resultados operacionais nos últimos anos, quer ‘assobiar para o lado’ com a evocação da covid-19, no que diz respeito às reais expectativas dos seus trabalhadores?”, questiona-se a direção do SITAVA no comunicado.

 

ANA ganhou mais de mil e cem milhões de euros em Portugal nos últimos cinco anos

O sindicato assinala que “nunca é demais relembrar que a ANA teve, nos últimos sete anos, 1.173,2 milhões de euros de lucros, sendo que, só em 2019, para um volume de negócios de 847 milhões de euros, os custos com pessoal representavam menos de 10% desse valor!”.

“O SITAVA não aceita que, mais uma vez, sejam os trabalhadores a pagar a fatura e a contribuir para os dividendos do acionista Vinci, e desafia a ANA – Aeroportos de Portugal a ‘voluntariar-se’, cumprindo assim com os seus trabalhadores a avaliação de desempenho e a consequente evolução na carreira”, conclui o comunicado do SITAVA.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...