Sustentabilidade Ambiental na Portway

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Portway, empresa portuguesa de handling (assistência em escala a aeronaves e passageiros), tem-se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade, integrando as temáticas ambientais na sua estratégia empresarial. A prova desse compromisso está patente na sua certificação pela norma ISO 14001 obtida desde 2008. Este feito posicionou a Portway como a primeira empresa de handling em Portugal e uma das quatro a nível mundial a alcançar tal certificação ambiental.

Todas as ações que têm sido levadas a cabo pela empresa e a conduzido a uma posição de destaque no setor em Portugal, são explicadas em seguida aos leitores do ‘NEWSAVIA’ por Inês Ponte, engenheira de Ambienta na Portway:

“Desde sempre, a Portway tem implementado diversas iniciativas que visam mitigar o impacte ambiental da sua atividade. Estas ações refletem um compromisso crescente e contínuo para com o ambiente, alinhado com os objetivos ambientais do seu acionista, a Vinci. Este alinhamento estratégico é visível através da implementação de várias medidas no âmbito dos seguintes objetivos ambientais:

Redução das Emissões de CO2: Iniciativas Concretas

A Portway tem investido na renovação e eletrificação da sua frota de equipamentos de assistência em terra (GSE). Desde 2020 que este investimento em equipamentos elétricos tem vindo a crescer, representando 86% do investimento total em novos equipamentos em 2023. Atualmente, a frota elétrica da Portway inclui 214 unidades, entre as quais se encontram Ground Power Units (GPU), autocarros, viaturas de transporte de pessoal, pushbacks e loaders. Este esforço significativo na eletrificação da frota é um passo crucial na redução das emissões de CO2 e na promoção de uma operação mais sustentável.

Para além da eletrificação, a Portway tem apostado em combustíveis alternativos ao combustível fóssil tradicional. No Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, toda a frota de GSE é abastecida desde julho de 2023 com biocombustível HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), numa parceria inovadora com a ANA e a Galp. Já no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi estabelecido um protocolo com a PRIO, em setembro de 2023, para testar o biocombustível B100 nos GPU e autocarros. Este projeto, que está em fase de instalação do posto de abastecimento promete ser mais um passo em direção à sustentabilidade, resta bem eduzindo ainda mais a pegada carbónica da operação da Portway.

Redução da Pegada Carbónica e Parcerias Sustentáveis

Desde 2018, a Portway tem calculado anualmente a sua pegada carbónica, comprometendo-se a monitorizar e reduzir as suas emissões. Mesmo com o alargamento ao âmbito 3 no cálculo de 2022 e 2023, a Portway conseguiu uma redução significativa da sua pegada carbónica, diminuindo mais de 12 Kg de CO2/turnaround em comparação com 2018, o que representa uma redução de 30%. Este resultado reforça o compromisso da empresa em reduzir o impacte ambiental das suas operações.

Economia Circular

Além da redução direta das emissões, a Portway tem estabelecido parcerias que reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2022, foi estabelecido um protocolo com a ‘To Be Green’, uma spin-off da Universidade do Minho, para a reciclagem do fardamento utilizado pelos colaboradores. Em 2023, foram recicladas mais de 3,6 toneladas de fardamento, o que equivale a 11 mil peças de vestuário. Esta ação não só evita o envio de resíduos para aterro, como também resulta numa poupança superior a 4 toneladas de CO2. Como parte desta iniciativa, a Portway distribuiu 1500 tote bags feitos a partir de fibras recicladas dos fardamentos, assinalando o Dia Mundial da Reciclagem e promovendo a consciência ambiental entre os seus colaboradores.

Outro passo inovador foi o upcycling de algumas peças de fardamento, que foram transformadas em sacos para o transporte de resíduos têxteis. Esta abordagem reflete o compromisso da Portway em contribuir para a economia circular.

Preservação do Ambiente Natural e Otimização de Recursos

Um dos principais compromissos ambientais da Portway é a preservação dos ambientes naturais nas regiões onde opera. Após a obtenção da certificação ambiental, a empresa iniciou um ambicioso projeto de promoção da biodiversidade e compensação das suas emissões através da plantação de árvores nas áreas circundantes aos aeroportos onde tem atividade.

Também desde 2010, a Portway tem colaborado com a Quercus em projetos como ‘Criar Bosques’ e ‘Uma Árvore pela Floresta’. Estas iniciativas resultaram na plantação de cerca de 10.000 árvores ao longo dos últimos anos, contribuindo para a absorção de CO2 e para a recuperação de ecossistemas locais.

Em 2023, a Portway deu mais um passo significativo neste compromisso, adquirindo 1 kit de plantação de árvores por cada colaborador. Esta ação resultou na plantação de 3.550 árvores, fortalecendo ainda mais a ligação da empresa à comunidade e ao meio ambiente.

Outro pilar importante da estratégia ambiental da Portway é a otimização dos recursos, nomeadamente no consumo de água. Em 2023, a empresa implementou sistemas de reaproveitamento de água nas suas unidades de handling nos aeroportos de Faro e Funchal. A água remanescente do serviço de abastecimento de água potável às aeronaves é agora armazenada em cisternas e reutilizada na lavagem de equipamentos e das manutenções, evitando o desperdício e promovendo a eficiência na utilização deste recurso natural.

Num mundo onde a sustentabilidade é cada vez mais um imperativo, a Portway reafirma o seu compromisso em liderar pelo exemplo, mostrando que o futuro da aviação pode, e deve ser mais verde.”

Inês Ponte

Environmental Management na Portway

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP e Icelandair reforçam parceria de longa data – Assinado novo acordo de ‘codeshare’

A TAP Air Portugal e a Icelandair, companhia aérea...

Ministro português da Defesa quer colocar aviões C-130 da Força Aérea a combater fogos

O ministro português da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou...

Avião KC-390 da FAP aterrou pela primeira vez no Aeródromo de Ponte de Sor

Um avião de transporte militar KC-390 Millennium da Força...