A empresa internacional de aluguer de aviões ‘AerCap Holdings’ anunciou nesta sexta-feira, dia 27 de dezembro, que assinou um acordo de venda e leasing de uma nova aeronave Boeing 787-9 com a TAAG – Linhas Aéreas de Angola. A entrega da aeronave está prevista para fevereiro de 2025, conforme já foi noticiado.
“Temos o prazer de dar as boas-vindas à TAAG Angola Airlines como novo cliente da AerCap e particularmente satisfeitos por sermos o primeiro locador a apresentar o 787 à companhia aérea”, afirmou Aengus Kelly, CEO da AerCap, citado num comunicado de imprensa distribuído simultaneamente em Dublin (Irlanda) e em Luanda (Angola). “Como parte do seu programa de modernização da frota, o 787 permitirá à TAAG expandir a sua rede em África, Europa e Ásia com um dos aviões de longo curso mais eficientes em termos de combustível do mercado e apoiá-los na satisfação da procura dos clientes. e profícua relação com a equipa da TAAG”, adiantou o responsável pela gestão da AerCap.
Citado no mesmo documento, Nelson de Oliveira, CEO da TAAG, refere que “este acordo com a AerCap representa um marco importante para a nossa companhia de bandeira, sendo um passo essencial e que vai viabilizar o processo de modernização da nossa frota”.
“A introdução do Boeing 787-9 reforça o nosso compromisso com os melhores padrões de eficiência e sustentabilidade, ao mesmo tempo que alavanca a nossa capacidade de ligar Angola aos destinos-chave a nível internacional, um objetivo no qual a Administração da TAAG está profundamente empenhada”.
A entrada de novos aviões na frota da TAAG permitirá a oferta de “uma experiência de viagem diferenciada, otimizando os custos operacionais e disponibilizando uma solução de mobilidade aérea cada vez mais amiga do ambiente”, explica Nelson de Oliveira.
Além deste Boeing 787-9 que chegará a Angola em fevereiro do próximo ano, a TAAG espera receber nos próximos dois anos mais três aviões B787 Dreamliner.
A chegada do B787-9 permitirá à companhia de bandeira angolana a expansão das suas capacidades operacionais e da sua presença internacional. Atualmente, a empresa oferece voos para 12 destinos nacionais e 11 internacionais, além de operar serviços de carga.
A frota da TAAG é composta por seis DHC-8-400, sete Boeing 737-700, cinco Boeing 777-300ER, três Boeing 777-200ER e um Airbus A220-300, além de dois cargueiros B737-700 e B737-800SF.
A TAAG deverá receber nos próximos anos 14 aparelhos Airbus A220-300 que irão substituir a frota de B737-700 (regional e médio curso), além de dois Boeing 787-9 (inclui o que agora foi negociado com a AerCap) e dois Boeing 787-10, dedicados ao longo curso, contemplando a abertura de novas rotas para a Europa e para a Ásia.