TAAG realiza segundo voo humanitário entre o Porto e Luanda

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola está a realizar nesta quinta-feira, dia 30 de julho, mais um voo humanitário entre a cidade do Porto, no norte de Portugal, e Luanda, capital daquele país africano. O voo descolou pelas 10h27 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e está a ser efetuado por um Boeing 777-300ER, matrícula D2-TEG.

Trata-se do segundo voo da segunda maior cidade portuguesa para Angola realizada pela companhia nacional, desde o início da pandemia de covid-19, que levou à suspensão dos voos regulares entre os dois países.

Esta operação tinha sido anunciada na passada segunda-feira, dia 27 de julho, pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que previu o transporte de 260 passageiros, cidadãos angolanos que se encontravam na cidade do Porto a aguardar viagem para Angola.

O governante disse durante uma conferência de imprensa, em Luanda, que o primeiro critério para embarque era para angolanos com bilhete válido emitido pela TAAG, tendo como  prioridade cidadãos que estavam em junta médicas, idosos e famílias com crianças.

Até ao final do ano, as autoridades têm previsto retirar de Portugal mais de dois mil cidadãos angolanos retidos devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

Dos 2.100 registados pelos serviços consulares angolanos em Portugal, 1.800 estão em Lisboa e 300 na cidade do Porto.

O primeiro voo humanitário para Portugal, operado pela TAAG,  ocorreu no dia 24 deste mês, trazendo de volta ao país 260 angolanos que estavam retidos na Europa desde o mês de março.

A TAAG tem realizado voos de carácter humanitário de repatriamento de cidadãos angolanos provenientes de distintos pontos do globo, de acordo com um plano da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19.

Desde que foi decretado o Estado de Emergência, a 27 de março último, a TAAG transportou 3.750 cidadãos angolanos que estavam retidos no estrangeiro, com uma periodicidade de realização de voos de 14 dias.

 

  • Foto © Tony Mangueira Fernandes

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...