TAAG retoma voos para Cabo Verde a 26 de Abril com escala em São Tomé

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai retomar, três anos depois, as ligações aéreas entre Angola e a República de Cabo Verde, com uma escala em São Tomé, na República de São Tomé e Príncipe, anunciou a companhia.

Esta rota, que está suspensa desde há cerca de três anos, por falta de rentabilidade económica, segundo disse o então presidente executivo da companhia aérea angolana, nesse tempo gerida em parceria com o Grupo Emirate, dos Emirados Árabes Unidos, será reiniciada no próximo dia 26 de abril, estando as escalas em Cabo Verde, previstas para o Aeroporto do Sal.

A informação consta num comunicado divulgado pela delegação da TAAG em São Tomé e Príncipe, a que a agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ teve acesso no fim-de-semana.

Porém, contactados pela ‘Lusa’ em Luanda, os serviços de reserva da companhia aérea na capital angolana indicaram que nem as datas dos voos nem as respectivas tarifas estão disponíveis na rede informática da TAAG, tendo essa fonte garantido que, assim que houver novidades, a transportadora dará conta publicamente dessa informação.

No comunicado da delegação da TAAG, em São Tomé, é referido que, entre 26 deste mês e 26 do próximo mês outubro, no quadro do reajustamento do novo Programa de Verão da companhia, o voo terá duas ligações semanais para a ilha do Sal – sai de Luanda à sexta-feira e ao domingo e regressa ao sábados e segunda-feira, respetivamente.

À sexta-feira e ao domingo, e tendo em conta as horas locais, o voo da TAAG parte de Luanda às 21h50 e chega a São Tomé às 23h50, deixando a capital são-tomense às 00h40, com destino ao Sal, onde aterrará às 05h55.

Em sentido inverso, e sempre em horas locais, ao sábado e à segunda-feira, o voo sai do Sal às 07h25 locais, chegando a São Tomé às 12h30, de onde parte para Luanda às 13h30, para aterrar na capital angolana às 15h20.

Inicialmente – disse à agência ‘Lusa’ o ministro angolano dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu –, a ilha do Sal serviria de escala nos voos da TAAG para Havana (Cuba), mas acabou por se optar pela ligação via São Tomé.

Em Novembro de 2018, os ministros dos Transportes de Angola e de Cabo Verde assinaram, na cidade da Praia, um memorando de entendimento, nos domínios dos transportes aéreos e marítimos, para “definir e consolidar a cooperação nestes sectores estratégicos para os dois países”, prevendo a retoma das ligações aéreas entre os dois países, provavelmente através de um sistema de code-share com a Cabo Verde Airlines.

A 28 de Março último, em declarações à ‘Lusa’, os operadores turísticos cabo-verdianos mostraram-se “confiantes no impacto” do retomar da ligação aérea entre Angola e Cabo Verde, considerando que constituirá “o primeiro passo” para a dinamização do turismo entre os dois países.

Na ocasião, o presidente da Associação de Agências de Viagens e Turismo de Cabo Verde (AAVTCV), Mário Sanches, salientou que uma das pretensões da instituição é promover o turismo entre cidadãos de países africanos.

Com a agora provável escala em São Tomé, quer na ida, quer no regresso, Cabo Verde ganha mais uma ligação que até agora não estava prevista. Não foi revelado se a TAAG terá direitos de tráfego entre estas duas antigas colónias portuguesas, ambas formadas por arquipélagos. Contudo, tudo leva a crer que sim, já que são ligações entre países da CPLP, comunidade dos países de língua oficial portuguesa, que não existiriam de outra maneira, dada a exiguidade do mercado e das trocas comerciais entre os dois arquipélagos.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...