TAAG vendeu um dos seus Boeing 737-200 à Nolinor Aviation do Canadá

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

A TAAG Linhas Aéreas de Angola vendeu um dos seus Boeing 737-200 a uma companhia aérea do Canadá, a Nolinor Aviation. O avião saiu de Luanda no início desta semana, tendo escalado o Aeroporto de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, Portugal, na manhã da segunda-feira, dia 4 de dezembro, onde aterrou para uma escala técnica, tendo como próximo destino o Aeroporto Internacional de St. John’s, na província da Terra Nova e Lavrador, no Canadá.

O presidente da atual comissão de gestão da TAAG, Joaquim Teixeira da Cunha, tinha dito ao ‘Newsavia’, durante a realização do ‘Lusoavia’, em Lisboa, que a situação dos três aviões Boeing 737-200 que a companhia tinha deixado de operar no início do ano de 2016 estava em vias de solução, com a venda de um avião para uma empresa canadiana e outro que ficará no aeroporto como modelo para treino de tripulações de cabina e dos bombeiros aeroportuários de Luanda. Resta um terceiro aparelho que, a não surgirem interessados, será desmantelado e vendidas as peças ainda recuperáveis, sendo o restante para sucata.

No caso do D2-TBC, que foi levado nesta semana para o Canadá, trata-se de um avião que foi revisto totalmente em Luanda pelo departamento de Manutenção e Engenharia da TAAG, hoje uma referência para as companhias aéreas africanas, como na ocasião nos afirmou Joaquim Teixeira da Cunha.

O avião, número de série de fábrica 21173 e número de linha de fabrico no modelo 447 fez o seu primeiro voo em janeiro de 1976, tendo sido encomendado em 1973 pela TAAG, ainda sob jurisdição portuguesa. A TAAG sucedeu à DTA (Direção dos Transportes de Angola) que até final de setembro de 1973 foi responsável pelos transportes aéreos no interior da então denominada província ultramarina de Angola. A partir de 1 de outubro de 1973 passou a chamar-se TAAG, mantendo-se após a independência em 1975 e até hoje. O D2-TBC esteve 40 anos ao serviço da empresa aérea angolana e, segundo fontes da companhia, encontrava-se em excelentes condições de manutenção, facto que cativou o interesse da transportadora aérea canadiana.

A Nolinor Aviation trabalha com uma frota de aviões antigos, todos da Boeing, com fretamentos de carga e passageiros para zonas onde estão situadas explorações petrolíferas e mineiras no Canadá. Tem um pendor particular pelos Boeing 737-200, dos quais tem sete na sua frota. Algumas das mais antigas unidades deste modelo de avião clássico encontram-se ativos ao serviço da Nolinor. O departamento de Manutenção e Engenharia Aeronáutica da companhia é uma referencia em toda a América do Norte.

 

  • Imagem do ex-D2-TBC da TAAG (ainda a voar com o registo angolano) obtida pelo spotter Pedro Fontes (partilhada na página de Facebook do grupo ‘Asas dos Açores’) no Aeroporto de Santa Maria. Uma boa surpresa para os açorianos e uma excelente oportunidade para o Pedro Fontes, que registou em solo português a aeronave angolana na transição das suas ‘saudáveis’ quatro décadas.

 

  • Notícia corrigida a 05 de dezembro de 2017 – 15h30 UTC

3 COMENTÁRIOS

  1. Já agora por mera curiosidade este avião teve o registo CR-LOS reservado mas não atribuído, por ter chegado já depois da independência de Angola.
    Foi registado como D2-TAB a 28/01/1976 e posteriormente como D2-TBC em 1980.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...