TAP aterrou hoje pela primeira vez em São Gonçalo do Amarante (Natal) – Actualizada

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião da TAP Portugal aterrou nesta tarde de quarta-feira, dia 4 de Junho, pela primeira vez no Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no Estado do Rio Grande do Norte (RN). A estrutura foi autorizada ontem, dia 3 de Junho, a receber voos internacionais, após a Receita Federal ter publicado a portaria que permite, com carácter excepcional, de 2 a 8 de Junho, a chegada e partida de voos comerciais para países estrangeiros.

O novo aeroporto está em operação desde sábado passado, dia 31 de Maio, mas ainda não tinha autorização para receber voos do exterior, pelo que o voo da TAP, proveniente de Lisboa, no domingo, dia 1 de Maio, teve de utilizar as instalações do antigo Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. A inauguração oficial do aeroporto em São Gonçalo do Amarante ocorrerá na segunda-feira, dia 9 de Junho, em cerimónia que contará com a presença da Presidente Dilma Rousseff.

A liberação do voo TP003, da TAP, com saída de Lisboa, foi confirmada no dia 3 de Junho pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo consórcio Inframérica, no Brasil, e pela companhia aérea, nesta manhã, dia 4 de Junho, em Lisboa.

O Rio Grande do Norte tem um voo directo para Portugal, operado pela TAP três vezes por semana. Entretanto e tendo em conta que pode haver alguma confusão ou incerteza por parte dos passageiros quanto ao local onde o avião da companhia portuguesa iria pousar, a Inframérica, consórcio privado a quem está concessionado o novo aeroporto, anunciou que colocou meios de transporte disponíveis no antigo aeroporto para levar rapidamente os passageiros para São Gonçalo do Amarante, onde o A330-200 da TAP operou pela primeira vez.

O delegado-adjunto da Receita Federal no RN, Francisco Aurélio de Albuquerque Filho, explicou que o que impediu a liberação no fim-de-semana dos voos internacionais foi a falta do acesso à internet, que permite a entrada no sistema da Receita. “Isso só foi resolvido no início da noite do domingo. O sistema ainda apresentou falhas na segunda-feira”, disse.

A instalação dos equipamentos para a actuação da Receita no novo aeroporto é de responsabilidade do Inframérica, segundo o delegado do órgão no RN, Marcos Flores. “Esse material inclui os equipamentos de raios-x para a inspecção de bagagens, câmaras, sistemas de monitorização, balcões e cabinas para conferência de malas, e também o ‘link’ de comunicação exclusiva, dentro do padrão da Receita, que foi o ponto que ainda estava pendente. Mas todas essas questões já foram superadas”, explicou Marcos Flores ao jornal ‘Tribuna do Norte’.

O Airbus A330-200 da TAP saiu de Lisboa pelas 10h30 locais, com duas horas de atraso em relação ao horário, e pousou no Aeroporto Aluízio Alves pelas com um atraso. Estava previsto para as 12h00, mas só tocou na pista cerca de duas horas mais tarde. A viagem foi tranquila, segundo disseram alguns passageiros no desembarque aos jornalistas que os aguardavam.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...