O Governo do Estado da Bahia, no nordeste brasileiro, e a TAP Air Portugal assinaram nesta quinta-feira, dia 6 de setembro, um protocolo de intenções com vista á criação de um voo direto entre as cidades do Porto, no norte de Portugal, e a cidade de Salvador, capital do estado, em 2025.
O documento foi assinado durante reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, na presença do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais, que teve como horizonte a prospeção de mais turistas europeus para a Bahia, com mais um voo sem escala.
“O protocolo da nova rota Porto-Salvador vai impulsionar o turismo, atrair mais visitantes europeus e gerar mais oportunidades para a nossa gente. Um avanço que beneficia não só o turismo, mas toda a economia baiana”, assegurou Jerônimo durante o ato de assinatura, em que esteve uma comitiva da companhia aérea portuguesa liderada pelo seu presidente, Luís Rodrigues.
O secretário do turismo, Maurício Bacellar, explicou que, agora, serão realizados estudos para atender a necessidade dos dois países e dar início aos voos. “A TAP tem uma longa relação com a Bahia. Voa para o nosso estado há mais de 40 anos. Iniciamos, lá atrás, com dois voos semanais e, atualmente, operamos voos diários, ligando Salvador a Lisboa. O Estado quer estender essa conectividade aérea. Então, serão realizados estudos e voltamos a conversar”, revelou o titular da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que promete reativar o assunto em 2025.
De acordo com dados da Embratur, Portugal foi o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Nordeste do Brasil com chegada pela Bahia nos últimos sete meses. Foram 8.576 visitantes, com crescimento de 11,65% em relação a 2023.
O voo Porto-Salvador, deve aumentar também o número de turistas espanhóis na Bahia. O presidente executivo da TAP considera que o “Norte de Portugal tem enorme interesse pelo Nordeste do Brasil e, em particular, pela Bahia”. “E essa região está ligada ao Norte da Espanha também, que não tem nenhum grande aeroporto internacional”, acrescentou Luís Rodrigues que focou as potencialidades da proximidade do Aeroporto Sá Carneiro – Porto à Galiza.