TAP: Efromovich, Neeleman e Governo em fase de negociações

O Governo Português decidiu nesta quinta-feira, 21 de Maio, avançar para a fase de negociação com dois dos três candidatos que apresentaram propostas para a privatização da TAP. Assim, seguem os dois grupos que são liderados por Germám Efromovich, que controla a holding Sinergy, dona das companhias Avianca Colombia e Avianca Brasil, entre outras de menor expressão de países latino-americanos, e por David Neeleman, fundador e presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e na qual se integra o grupo português ‘Barraqueiro’, com negócios no sector dos transportes terrestres e de plataformas logísticas intermodais.

De fora ficou uma proposta da empresa ‘Quifel’, apresentada por um grupo de investidores nacionais e internacionais liderados pelo português Miguel Pais do Amaral. Segundo revelou o secretário de Estado dos Transportes, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, a proposta excluída não era vinculativa e não cumpria os requisitos solicitados no caderno de encargos.

O Governo considerou as restantes duas propostas como “de mérito equivalente”, em termos de proposta estratégica e financeira, abrindo um período de negociação, já previsto no caderno de encargos.

O secretário de Estado dos Transportes disse que não existe um tempo definido para esta negociação, sendo que o Executivo de Lisboa promete uma decisão para breve. “A fase de negociação decorrerá no prazo que for necessário”, precisou Sérgio Monteiro. Contudo sabe-se que o primeiro-ministro Passos Coelho, tem manifestado interesse em que o dossiê de privatização dos 61% do capital do grupo TAP fique resolvido durante este Verão, pois o tempo de validade deste Governo é até Setembro, data em que deverão realizar-se novas eleições legislativas.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica