A TAP Air Portugal está em 17º lugar do ranking das companhias aéreas mundiais que mais recorreram a fretamentos de aeronaves de outras empresas aéreas para poderem cumprir com o seu programa de voos regulares durante o passado mês de junho.
O levantamento foi feito pela plataforma digital de notícias de aviação ‘ch-aviation’ sediada na Suíça.
A companhia aérea portuguesa recorreu a 828 fretamentos a diversas empresas aéreas, nomeadamente àquelas que, tradicionalmente, alugam aviões em ACMI (iniciais da designação em inglês de ‘avião, tripulação, manutenção e seguro’), duas das quais portuguesas – a Hi Fly e a Euro Atlantic Airways. É conhecido, desde o início do ano, que a TAP, com a atual frota e o número de pilotos e assistentes de bordo ao seu dispor, teria de recorrer a aviões e tripulantes externos para cumprir com os voos programados.
A liderança do ranking, organizado pelo portal suíço é assumido por três companhias europeias: a SAS – Scandinavian Airlines (companhia nacional dos países nórdicos) destacadíssima com 7.343 fretamentos; a Swiss com 3.956; e a Eurowings com 3.319 alugueres.
- Foto de abertura ©TAP_lppt_spotter