TAP facilita licenças sem vencimento até três meses para o pessoal navegante e de terra

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal abriu um programa de licenças sem vencimento a todos os trabalhadores do negócio da aviação, por um período mínimo de 30 dias e máximo de 90 dias, que abrange os meses de abril, maio e junho, confirma um comunicado enviado pela Direção de Recursos Humanos aos trabalhadores da empresa na quinta-feira, dia 5 de março.

A decisão foi revelada pela agência de notícias ‘Lusa’ na manhã desta sexta-feira, dia 6 de março, que refere que o programa voluntário e temporário de licenças sem vencimento tem como objetivo “dimensionar a força de trabalho à atividade operacional atual”, que teve uma queda acentuada devido à propagação do ‘Covid-19’, também conhecido pelo novo coronavírus.

Os interessados em aderir ao programa, que abrange pilotos e tripulantes de cabina, devem inscrever-se, indicando o período pretendido – entre um e três meses, período durante o qual os trabalhadores “mantêm o direito de facilidades de passagem, bem como o seguro de saúde”, lê-se no documento.

Na mesma informação, é explicitado que os pedidos de licenças sem vencimento de pessoal navegante (pilotos e tripulantes) apenas para o mês de abril “devem ser enviados [para o email indicado] até 10 de março, inclusive”, enquanto os restantes pedidos, de pessoal de terra para os meses de abril, maio e junho e de pessoal navegante para maio e junho podem ser enviados até 15 de março.

“Todos os pedidos serão objeto de análise e decisão da comissão executiva”, alertam os Recursos Humanos da TAP, realçando que “o pedido [de licença sem vencimento] não implica a aceitação automática do mesmo”.

Segundo a empresa, a resposta aos pedidos será dada durante a semana de 23 de março.

A TAP admite ainda que podem ser equacionadas “prorrogações das licenças sem vencimento” para além do período previsto, “se tal se verificar oportuno e necessário”.

Na quinta-feira, dia 5 de março, a Comissão Executiva da TAP anunciou a implementação de medidas para reduzir e controlar custos, incluindo a suspensão ou adiamento de investimentos e de contratações e a “implementação de programas de licenças sem vencimento temporárias”, segundo uma nota enviada aos trabalhadores.

“Vamos implementar um conjunto de iniciativas que visam controlar e reduzir custos como suspensão ou adiamento de investimentos não críticos, corte de despesas acessórias, renegociação de contratos e prazos de pagamento, antecipação de crédito junto de fornecedores, suspensão de contratações de novos trabalhadores, bem como a implementação de programas de licença sem vencimento temporárias”, refere a comissão executiva liderada por Antonoaldo Neves.

Na mesma nota, a TAP diz aos colaboradores que “a evolução do surto do coronavírus tem tido também um crescente impacto na economia global, sendo os setores do turismo e da aviação civil dos mais impactados”.

 

  • LINK notícia relacionada

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...