TAP ganha fundos europeus para melhoria da operação dos seus aviões

A TAP Air Portugal viu aprovado um novo projeto no âmbito do ‘Single European Sky ATM Research’ (SESAR) em concurso ao qual se candidatou a Fundos Europeus, através do programa ‘Connecting Europe Facility’. Este programa é promovido pela ‘Innovation & Networks Executive Agency’ (INEA), agência criada pela Comissão Europeia, que tem como missão promover a inovação e desenvolvimento, criando redes transeuropeias nos sectores de transporte – incluindo o transporte aéreo.

O projeto, intitulado ‘Deployment of Key SESAR Solutions in TAP Fleet’, permitirá à TAP receber 2,35 milhões de euros, e visa dotar a frota TAP de três modernos sistemas, bem como das respetivas formações às tripulações:

  • RNP-AR (Required Navigation Performance – Authorization Required), um tipo de navegação que permite operar as aeronaves em trajetórias com os mais elevados níveis de precisão – no total de 61 aviões;
  • GLS (GBAS Landing System), um sistema de aterragem alternativo ao ILS (Instrument Landing System), que tem vindo a ser desenvolvido pelo mundo e que virá a ser a referência, substituindo o ILS num futuro próximo – no total de 47 aviões;
  • ROPS (Runway Overrun Prevention System), um sistema da Airbus que reduz drasticamente a probabilidade de ocorrência de Runway Excursions (saídas inapropriadas da pista durante a aterragem), aumentando os padrões de segurança durante o voo – no total de 51 aviões.

Este projeto resulta de uma cooperação estreita entre a Engenharia e a Inovação da Manutenção & Engenharia, a Direção de Inovação e Suporte Técnico e da Direção de Operações de Voo, e tem como objetivo a contínua modernização da frota da TAP.

“Equipando os seus aviões e treinando as suas tripulações nos avanços tecnológicos mais recentes, a TAP além de contribuir para a homogeneidade de todo o espaço aéreo europeu, garante a manutenção dos seus elevados padrões de segurança, bem como uma melhoria da competitividade e capacidade de adaptação às inovações futuras nos aeroportos dos seus diversos destinos”, destaca um comunicado da companhia aérea portuguesa distribuído neste fim-de-semana em Lisboa.

Este é já o quinto projeto vencedor da TAP no âmbito do SESAR nestes programas. Os cinco projetos, somados, asseguram um financiamento de cerca de 14,5 milhões de euros à TAP.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica