Bem-vindo, !|Sair

TAP manterá no Verão programação do Inverno nos voos para Caracas

A TAP Portugal vai manter neste Verão IATA as três frequências que tem para o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetia, que serve a cidade de Caracas, tal como aconteceu no Inverno. Uma partirá do Porto e duas de Lisboa, se bem que destas uma escalará, na ida e no regresso, o Aeroporto Internacional da Madeira, para onde se dirige uma parte substancial do tráfego étnico que viaja para Portugal.

A situação de atraso no pagamento das verbas que estão depositadas há mais de um ano em bancos de Venezuela e o constante adiar da situação, não obstante os frequentes anúncios do Governo de Nicolás Maduro de que a solução está à vista, fez a companhia portuguesa repensar a sua programação de voos.

Se tudo estivesse a correr bem a TAP teria no Verão cinco voos de ida e volta, com a possibilidade de acrescentar mais um no período de pique que é entre meados de Agosto e princípio de Outubro quando os portugueses e luso-descendentes estão de regresso a casa, depois de um período de férias na Europa.

No caso particular da TAP o Governo de Caracas está a atrasar a transferência para Portugal de cerca de 150 milhões de euros, uma verba muito alta e que já no final de 2013 teve repercussão nas contas da companhia aérea portuguesa.

 

Melhores perspectivas de receber dinheiro empatado em Caracas

Entretanto ontem à noite um despacho da agência noticiosa portuguesa Lusa referia que “o governo venezuelano anunciou que prepara um calendário para pagar as dívidas de 3,800 mil milhões de dólares (cerca de 2,8 mil milhões de euros) que tem para com as linhas aéreas internacionais, por repatriação de capitais correspondentes às vendas de bilhetes.

O anúncio foi feito pelo ministro de Transporte Marítimo e Aéreo, Hebert Garcia Plaza à saída de uma reunião de trabalho com representantes das linhas aéreas.

O ministro sublinhou que os pagamentos vão ser efectuados ao valor do câmbio que estava vigente aquando das vendas – 4,30 bolívares por dólar em 2012, 6,30 por dólar em 2013 – e que em 2014 se aplicará o valor referencial correspondente aos leilões do Sistema Complementar de Administração de Divisas (Sicad 1).

A ligação Caracas-Lisboa registou um aumento de 13,8% em número de passageiros entre Janeiro e Novembro de 2013, fruto de uma procura muito forte, uma “situação excepcional” que se mantém e que levou ao esgotamento de lugares para os próximos meses.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica