TAP perde quatro milhões de euros por ano com a linha Madeira-Londres

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP vai suspender no final da actual temporada de Inverno IATA o voo diário da Madeira para Londres/Heathrow, confirmou ao Newsavia o director de Comunicação e Relações Públicas da companhia aérea portuguesa.

A rota da ilha portuguesa para a capital britânica vai ser reconsiderada e reprogramada porque da forma como está a ser explorada só dá prejuízo à companhia, disse António Monteiro. Neste momento, além de haver menos tráfego por via da grande oferta existente na rota, entre companhias regulares e outras de transporte charter ao serviço de operadores turísticos, a TAP debate-se com a questão dos custos excessivos que catapultam as contas para um défice de cerca de quatro milhões de euros na exploração da linha Madeira-Londres/Heathrow.

O ‘slot’ (horário de aterragem ou descolagem) obtido pela TAP para este voo (recorde-se que isso não depende da companhia, mas sim da disponibilidade do aeroporto na sua atribuição) é incómodo para os passageiros, nomeadamente para os turistas britânicos que se deslocam de férias à Madeira, que são, de uma maneira geral, pessoas com idade média acima dos 55 anos. São obrigados a se levantar de madrugada para apanhar o avião em Heathrow e a regressar a casa a altas horas da noite, já que a maioria vive longe do aeroporto de Heathrow.

Por outro lado, o fato do voo ser tão cedo implica que a TAP mande o avião para a capital britânica no dia anterior, o que acrescenta custos pela pernoita da tripulação.

Para já está decidido a TAP suspender a rota no final do mês de Março de 2015, data em que também as operações da companhia portuguesa em Londres passam para o Aeroporto de Gatwick. Faz parte das quatro linhas europeias que a companhia vai reavaliar. As outras são de Lisboa para Talin (Estónia), São Petersburgo (Rússia) e Belgrado (Sérvia) que serão suspensas já em Janeiro.

British Airways com três voos por semana para a Madeira

Entretanto, e enquanto a TAP decide sair da rota Madeira-Londres, onde voa com uma frequência diária, a British Airways anuncia que está de regresso à rota da Madeira com três voos semanais no período de Verão IATA. Para o Inverno seguinte (2015-16), época mais forte em termos de acesso de turistas britânicos, a British poderá subir para quatro frequências semanais.

Trata-se de um regresso, pois durante muitos anos, mais de duas décadas, a British voou de Londres para a Madeira através de uma companhia sua franchisada, a GB Airways, empresa que foi adquirida pela EasyJet. poucos meses depois da companhia de baixo custo britânica ter entrada na rota da Madeira, em 2008.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...