Bem-vindo, !|Sair

TAP receberá restantes aviões para reforço da frota nesta semana

Os quatro novos aparelhos que a TAP tem para integrar na sua frota deverão ser entregues à companhia até terça-feira, dia 15 de Julho, disse uma fonte da companhia à agência de notícias Lusa, em Lisboa.

A companhia diz que demoraram mais do que o esperado os trabalhos de adaptação e redecoração que tiveram de ser feitos nos aparelhos que foram adquiridos a outras companhias aéreas e que chegaram a Portugal através das empresas de leasing, com quem a TAP assinou os respectivos contratos. Já se encontram ao serviço dois Airbus A320 que estão nas linhas da Europa, Norte de África e ilhas atlânticas. Faltam entrar outros dois Airbus A319, também para o médio curso, e dois Airbus A330-200, ambos chegados da companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, e que já estão há várias semanas nas oficinas de Manutenção e Engenharia da companhia portuguesa, no Aeroporto de Lisboa.

Só depois de declarados prontos e entregues à companhia, o que acontecerá nesta semana, os quatro aviões serão presentes a inspecção por parte do INAC, autoridade nacional de Aviação Civil, que terá por missão certificá-los e declará-los aptos para o transporte de passageiros.

Estes atrasos, junto com alguns impedimentos pontuais de frota, causados por avarias, têm criado vários e sérios constrangimentos na programação de voos da companhia, bem conhecidos nos últimos dois meses, o que obrigou a algumas centenas de fretamentos de aviões a empresas nacionais e estrangeiras, quer em voos para a Europa, como para o Brasil.

“Os novos aviões estão a fazer muita falta”, adiantou fonte oficial da TAP, salientando que os atrasos no início da operação destes novos aparelhos são “alheios” à companhia portuguesa.

Entretanto a TAP garante que comunicou às agências de viagens portuguesas os cancelamentos e os voos realizados por aviões fretados. Também os passageiros foram contactados, tendo-lhes sido dada a possibilidade de alterar a data da viagem, de receberem um ‘travel voucher’ ou de serem reembolsados.

Para responder ao aumento da oferta de voos, com a abertura de 11 novas rotas entre Junho e Julho deste ano, a TAP contratou 600 novos quadros nos últimos seis meses, dos quais 75% são tripulantes, acrescentou a fonte oficial da companhia, segundo refere a imprensa portuguesa

A TAP refere ainda que se conseguir a certificação dos novos aviões durante a corrente semana, dentro de poucos dias o tráfego estará regularizado, pois, como é natural, a companhia tem feito desde há algum tempo toda a programação de aeronaves e tripulantes para o corrente Verão IATA.

 

  • Primeiro voo da TAP no Aeroporto El Dorado, em Bogotá, Colômbia – Foto de Javier Franco Topper

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica