TAP será nacionalizada – David Neeleman recusou proposta do Estado Português

A TAP SGPS SA, dona das companhias aéreas TAP Air Portugal e Portugália Airlines, vai ser nacionalizada e a resolução governamental será aprovada esta quinta-feira, dia 2 de julho, em Conselho de Ministros, noticiou na tarde desta quarta-feira, dia 1 de julho, o jornal ‘Diário de Notícias’ de Lisboa, na sua edição digital.

O jornal português cita fonte do Governo, e confirma a notícia que tinha sido avançada momentos antes pela ‘Rádio Renascença’.

O plenário governamental será na manhã desta quinta-feira e a conferência de imprensa de apresentação das conclusões está marcada para as 13h00.

A decisão governamental surge por rutura nas negociações do Governo com David Neeleman, o empresário brasileiro-americano que, a meias com o português Humberto Pedrosa, é dono da Atlantic Gateway, empresa detentora de 45% da companhia. Metade do capital social da TAP SGPS SA já pertence ao Estado Português e os restantes cinco por cento aos trabalhadores.

“A razão da rutura do Governo prendem-se com o facto de Neeleman não ter aceite as condições impostas pelo Executivo para financiar a empresa em 1. 200 milhões (bilhões no Brasil) de euros”, escreve o DN-Lisboa. Não terá também havido até agora entendimento nas condições que Neeleman exigia para deixar a empresa.

Fonte governamental confirmou ao DN-Lisboa que, para avançar no sentido da nacionalização, não é necessária luz verde da Comissão Europeia.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica