TAP suspende rotas para três cidades de Espanha por falta de pilotos – Locais protestam

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea portuguesa TAP anunciou nesta segunda-feira, dia 8 de outubro, pela tarde, que vai abandonar no final do corrente mês os voos diários de Lisboa para as cidades de Vigo, Astúrias e La Coruña.

A notícia surpreendeu os agentes de viagens nas três cidades espanholas e a imprensa regional que logo fez eco da decisão da TAP, classificando como uma má notícia para todas as regiões em que a companhia aérea operava.

Os voos, que serão suspensos no próximo dia 28 de outubro (data do início da nova temporada de Inverno IATA), estão a ser realizados pela TAP Express, marca da empresa portuguesa de transporte aéreo para voos regionais e intra-europeus, que nestas ligações utiliza aviões ATR72-600 operados pela companhia White Airways, também de registo lusitano.

Num comunicado distribuído às agências de viagens espanholas nesta segunda-feira, dia 8 de outubro, a TAP Express confirma a decisão de suspender a sua operação nas rotas referidas, justificando a suspensão com “a enorme dificuldade” encontrada pela White na contratação de tripulações, “o que obriga a um estudo sobre a rentabilidade de todas as suas linhas”. Este facto aliado às limitações do Aeroporto de Lisboa, levou a TAP a suspender as linhas.

A TAP Express acrescenta no comunicado que está a trabalhar com vista a oferecer a melhor alternativa possível aos passageiros, a quem pede desculpas antecipadamente, e afirma que vai procurar “minimizar os inevitáveis inconvenientes”.

Na cidade de Vigo a notícia caiu como um autêntico balde de água fria. Os comentários nas redes sociais e entre agentes de viagens são de grande surpresa, sobretudo depois da imprensa local ter noticiado há poucas semanas que a rota Lisboa-Vigo era a terceira mais importante para a TAP em Espanha, depois de Lisboa-Madrid e Lisboa-Barcelona. A rota existia desde 2016 com um voo diário.

Nas Astúrias a ligação com a capital portuguesa começou em 2014 e tinha entre cinco a sete ligações semanais. É a única ligação internacional que o aeroporto local tem presentemente. A Federação Asturiana de Empresários manifestou a sua indignação pela atitude da TAP e pede a intervenção do governo provincial para mudar a decisão da companhia aérea portuguesa.

Para as três cidades espanholas os voos da TAP Express eram sobretudo de ligação para outras conexões, quer para capitais europeias, quer para países africanos e da América do Sul, utilizando o hub de Lisboa, não obstante as limitações impostas pela grande pressão de tráfego.

 

  • Foto © Pedro Aragão

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...